Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorso, Helena Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.date.accessioned2024-04-23T06:37:56Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1982-1247pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275009pt_BR
dc.description.abstractVisando delimitar as funções neuropsicológicas comprometidas nos quadros de dificuldade específica em compreensão leitora, o desempenho de maus compreendedores (leitura de palavra preservada e compreensão leitora deficitária; n=19) e bons leitores (leitura de palavras e compreensão leitora adequadas; n=58) foi comparado em uma bateria de avaliação neuropsicolinguística, objetivando verificar as funções neuropsicológicas relacionadas com o desempenho em compreensão. Os valores foram ajustados para série e tipo de escola (a amostra de alunos de escolas públicas e privadas se distribuía entre a quarta e a sexta série). A variável grupo — que expressa a diferença entre maus compreendedores e bons leitores — foi capaz de explicar significativamente a variabilidade no desempenho de quatro tarefas: memória de trabalho visuoespacial, fluência verbal ortográfica e semântica, e escrita de palavras e pseudopalavras. Memória de trabalho e funções executivas devem integrar avaliação e intervenção nas dificuldades específicas em compreensão leitora.pt_BR
dc.description.abstractAiming to define impaired neuropsychological functions in cases of specific reading comprehension difficulties, poor comprehenders (high performance in word reading and low performance in reading comprehension; n=19) and good readers (high performance in word reading and reading comprehension; n=58) underwent a battery of neuropsycholinguistic assessments in order to verify which neuropsychological functions were related to comprehension performance. The values were adjusted for grade and type of school (the sample ranged from fourth to sixth grade, and the students attended public and private schools). The variable group — which expresses the difference between good readers and poor comprehenders — was able to significantly explain the variability in the performance of four tasks: visuospatial working memory, orthographic and semantic verbal fluency and writing words and pseudowords. Working memory and executive functions should integrate assessment and intervention in specific reading comprehension difficulties.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Psicologia em Pesquisa. Juiz de Fora. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2013), p. 37-49.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectComprehension difficultiesen
dc.subjectWorking memoryen
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectExecutive functionsen
dc.titleComparação entre maus compreendedores e bons leitores em tarefas neuropsicológicaspt_BR
dc.title.alternativeComparison between poor comprehenders and good readers in neuropsychological tasks en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000897552pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples