Investimento como alicerce da educação financeira : uma análise da percepção dos discentes de cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Investment as a foundation to financial education : an analysis of the perception of Federal University of Rio Grande do Sul course students
Assunto
Resumo
A educação financeira transforma as pessoas mais conscientes das oportunidades financeiras e amplia a visão de longo prazo, deixando em evidência que investir auxilia na garantia de maior estabilidade no futuro. Diante disso, tornou-se oportuna uma metodologia que leve a despertar e conscientizar para a importância da educação financeira para o desenvolvimento socioeconômico, com o foco no potencial dos investimentos. Esta pesquisa surge da necessidade de se ter no meio acadêmico mais análises ...
A educação financeira transforma as pessoas mais conscientes das oportunidades financeiras e amplia a visão de longo prazo, deixando em evidência que investir auxilia na garantia de maior estabilidade no futuro. Diante disso, tornou-se oportuna uma metodologia que leve a despertar e conscientizar para a importância da educação financeira para o desenvolvimento socioeconômico, com o foco no potencial dos investimentos. Esta pesquisa surge da necessidade de se ter no meio acadêmico mais análises relacionadas aos conhecimentos de investimento, instigando a curiosidade pela área e contribuindo com os alunos para escolhas financeiras melhores Perante o exposto, surge a questão que motiva este estudo: Qual é a percepção dos discentes dos Cursos de Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acerca da importância de investir e de possuir conhecimentos contábeis e financeiros como diferencial para o futuro? Dessa forma, o objetivo deste estudo é verificar as percepções dos discentes quanto aos seus entendimentos de investimento e seus conhecimentos específicos na área. Para isso, elaborou-se um instrumento de avaliação, apresentadas a partir de questionário realizado junto a discentes dos Cursos de Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Administração da UFRGS. Na análise dos resultados, de forma geral, percebe-se que os discentes têm um conhecimento prévio considerável e que há uma aderência positiva dos respondentes quanto à prática de investir, ainda que alguns não explorem seu potencial máximo por falta de fundamentos. ...
Abstract
Financial education makes people more aware of financial opportunities and broadens the longterm vision, showing that investing helps ensure greater future financial stability. In view of this, a methodology that leads to awakening and awareness of the importance of financial education for socioeconomic development, with a focus on the potential of investments, has become opportune. In view of the above, the question that motivates this study arises: What is the perception of the students of th ...
Financial education makes people more aware of financial opportunities and broadens the longterm vision, showing that investing helps ensure greater future financial stability. In view of this, a methodology that leads to awakening and awareness of the importance of financial education for socioeconomic development, with a focus on the potential of investments, has become opportune. In view of the above, the question that motivates this study arises: What is the perception of the students of the Accounting Sciences, Actuarial Sciences and Administration Courses at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), about the importance of investing and having accounting and financial assets as a differentiator for the future? Thus, the general objective of this study is to verify the students' perceptions regarding their understanding of investment and their specific knowledge in the area. For this, an evaluation instrument was elaborated, having its questions supported by a broad theoretical basis. presented from a questionnaire carried out with students of the Accounting, Actuarial Sciences and Administration Courses at the UFRGS. In the analysis of the results, in general, it is perceived that the students have considerable prior knowledge and a positive adherence of the respondents regarding the practice of investing, although some without exploring maximum potential due to lack of fundamentals. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Coleções
-
TCC Ciências Contábeis (869)
Este item está licenciado na Creative Commons License