O jogo e a paleontologia : uma abordagem de ensino não-formal
View/ Open
Date
2024Author
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Paleontologia é um tema que desperta a curiosidade da maioria das pessoas. Apesar disso, ela é frequentemente negligenciada dentro da perspectiva de ensino formal. Métodos e espaços de ensino não-formais podem ser ferramentas valiosas no auxílio à aprendizagem. Assim, esse trabalho tem por objetivo a criação e aplicação com população teste de um protótipo de jogo educativo digital que se passe no Museu de Paleontologia da UFRGS Irajá Damiani Pinto, localizado no Instituto de Geociências e pro ...
A Paleontologia é um tema que desperta a curiosidade da maioria das pessoas. Apesar disso, ela é frequentemente negligenciada dentro da perspectiva de ensino formal. Métodos e espaços de ensino não-formais podem ser ferramentas valiosas no auxílio à aprendizagem. Assim, esse trabalho tem por objetivo a criação e aplicação com população teste de um protótipo de jogo educativo digital que se passe no Museu de Paleontologia da UFRGS Irajá Damiani Pinto, localizado no Instituto de Geociências e promova interação entre o jogador e a exibição, intitulado “Um Mistério no Museu”. A análise do jogo foi feita por meio de questionário misto, utilizando a Escala Likert e também perguntas dissertativas, respondido por uma população teste composta por 11 pessoas. O protótipo foi considerado eficiente como jogo educativo e capaz de auxiliar na compreensão e memorização de temas relacionados à paleontologia. O público-alvo do protótipo são alunos do Ensino Médio ou pessoas cursando disciplinas iniciais de paleontologia, mas ainda são necessários maiores ajustes no conteúdo e na jogabilidade, para tornar o jogo atrativo o suficiente para ser jogado de forma espontânea. ...
Abstract
Despite arousing curiosity in most people, Paleontology is often neglected from a formal teaching perspective. Non-formal teaching methods and spaces can be valuable tools in aiding learning. Thus, this work aims to create and apply with a test population a prototype of a digital educational game entitled “A Mystery in the Museum”, that takes place at the UFRGS Irajá Damiani Pinto Museum of Paleontology, in theInstitute of Geosciences, and promotes interaction between the player and the exhibit ...
Despite arousing curiosity in most people, Paleontology is often neglected from a formal teaching perspective. Non-formal teaching methods and spaces can be valuable tools in aiding learning. Thus, this work aims to create and apply with a test population a prototype of a digital educational game entitled “A Mystery in the Museum”, that takes place at the UFRGS Irajá Damiani Pinto Museum of Paleontology, in theInstitute of Geosciences, and promotes interaction between the player and the exhibition. The game was analyzed through a questionnaire that used both Likert Scale and essay questions, answered by a test population of 11 people. The prototype was considered efficient as an educational game and capable of helping to understand and remember topics related to paleontology. The prototype's target audience is high school students or people taking initial paleontology courses. However, further adjustments to the content and gameplay are still needed to make the game attractive enough to be played spontaneously. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
