Uma pedra no caminho? : sexualidade, sexo e gênero nas coleções didáticas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do 8º ano
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2024Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo tem como objetivo compreender as abordagens acerca de temáticas relacionadas a sexo, gênero e sexualidade em nas Coleções Didáticas na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do 8º ano, selecionadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2024. Os materiais foram analisados concentrando-se nos capítulos que abordam Sistemas genitais, Ciclo menstrual, Gravidez e Infecções sexualmente transmissíveis. A primeira fase envolveu uma breve revisão bibliográf ...
O presente estudo tem como objetivo compreender as abordagens acerca de temáticas relacionadas a sexo, gênero e sexualidade em nas Coleções Didáticas na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do 8º ano, selecionadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2024. Os materiais foram analisados concentrando-se nos capítulos que abordam Sistemas genitais, Ciclo menstrual, Gravidez e Infecções sexualmente transmissíveis. A primeira fase envolveu uma breve revisão bibliográfica direcionada aos trabalhos contemporâneos sobre gênero, sexo e sexualidade, bem como ao contexto histórico da educação sexual no Brasil. O propósito dessa etapa foi ampliar a perspectiva desses temas para além do aspecto puramente biológico, reconhecendo a sexualidade como um fenômeno sociocultural e histórico. Isso serviu como uma lente para as análises subsequentes. Posteriormente, foram avaliados 13 dos 14 materiais liberados pelo edital, nos quais foram pesquisadas palavras-chave. Os trechos selecionados foram classificados conforme a abordagem contemporânea de educação sexual, conforme proposto por Furlani (2016). Dentre esses materiais, foi selecionado um para uma análise mais aprofundada. As conclusões deste estudo destacam a persistência de uma visão biológico-higienista nas Coleções Didáticas, centrada na descrição dos corpos "femininos/masculinos" e na associação direta destes com os gêneros "mulheres/homens", além da orientação heterossexual como objetivo predominante do ato sexual. Há poucos momentos dedicados a abordagens que se afastam desse padrão, revelando a necessidade de uma evolução nas representações presentes nos materiais educacionais. ...
Abstract
The main object of this work comprehends the guiding approaches when dealing with themes related to sex, gender, and sexuality. Materials selected by the National Textbook Program (PNLD) for 2024 were analyzed, specifically designed for the final years of elementary education (8th grade), focusing on chapters addressing Genital Systems, Menstrual Cycle, Pregnancy, and Sexually Transmitted Infections. The initial phase involved a brief literature review focused on contemporary works related to g ...
The main object of this work comprehends the guiding approaches when dealing with themes related to sex, gender, and sexuality. Materials selected by the National Textbook Program (PNLD) for 2024 were analyzed, specifically designed for the final years of elementary education (8th grade), focusing on chapters addressing Genital Systems, Menstrual Cycle, Pregnancy, and Sexually Transmitted Infections. The initial phase involved a brief literature review focused on contemporary works related to gender, sex, and sexuality, as well as an understanding of the National Textbook Program (PNLD) and the historical context of sexual education in Brazil. The purpose of this phase was to broaden the perspective on these topics beyond the purely biological aspect, recognizing sexuality as a sociocultural and historical phenomenon. This served as a lens for subsequent analyses. Subsequently, 13 out of the 14 materials released through the call for proposals were evaluated, with keyword searches conducted. Associated excerpts were classified according to the contemporary approach to sexual education, as proposed by Furlani (2016). Among these materials, one was selected for a more in-depth analysis. The conclusions of this study emphasize the persistence of a biologically oriented and hygienist view in textbooks, centered on the description of "female/male" bodies and the direct association of these with the genders "women/men," with heterosexual orientation being the predominant objective of sexual acts. There are few moments dedicated to approaches that deviate from this pattern, highlighting the need for an evolution in the representations present in educational materials. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
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