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dc.contributor.advisorHenriques, Renato Ventura Bayanpt_BR
dc.contributor.authorReal, Leonardo Santanapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T06:26:24Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274637pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo discorre sobre a automatização dos ajustes dos componentes de uma mesa tangível e a criação de um recurso educacional. Essa mesa é usada como instrumento para tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Esse transtorno é caracterizado como um distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a capacidade de comunicação social, interação social e comportamento de um indivíduo. A adoção de interfaces tangíveis com finalidade educacional configura-se como uma ferramenta que visa promover o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio e do comportamento. Com o finalidade de automatizar a orientação do espelho e da câmera infravermelho, recursos como o Raspberry Pi Zero W, módulo PWM PCA9685 e o suporte PanTilt são empregados. Na elaboração do recurso educacional - que envolve a produção de um jogo com o propósito de acompanhar habilidades de raciocínio lógico, concentração e demais aspectos pertinentes - acessível através de um navegador, são aplicados recursos disponíveis no Eduba Editor.pt_BR
dc.description.abstractThe present study addresses the automation of adjustments to the components of a tangible table and the creation of an educational resource. This table is used as a tool for the treatment of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This disorder is characterized as a neurological developmental disorder that affects an individual’s ability to social communication, social interaction, and behavior. The adoption of tangible interfaces for educational purposes constitutes a tool aimed at promoting the development of language, reasoning, and behavior. In order to automate the orientation of the mirror and infrared camera, resources such as the Raspberry Pi Zero W, PWM PCA9685 module, and PanTilt support are employed. In the development of the educational resource - involving the creation of a game with the purpose of enhancing logical reasoning, concentration, and other relevant aspects - accessible through a web browser, resources available in the Eduba Editor are applied.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutomatização de processospt_BR
dc.subjectTangible Tableen
dc.subjectTecnologias interativaspt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectRaspberry Pien
dc.subjectEduba editoren
dc.titleAutomação de ajuste de componentes da mesa tangível e criação de recurso educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLaranja, Rafael Antonio Comparsipt_BR
dc.identifier.nrb001199749pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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