Automação de ajuste de componentes da mesa tangível e criação de recurso educacional
dc.contributor.advisor | Henriques, Renato Ventura Bayan | pt_BR |
dc.contributor.author | Real, Leonardo Santana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T06:26:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274637 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo discorre sobre a automatização dos ajustes dos componentes de uma mesa tangível e a criação de um recurso educacional. Essa mesa é usada como instrumento para tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Esse transtorno é caracterizado como um distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a capacidade de comunicação social, interação social e comportamento de um indivíduo. A adoção de interfaces tangíveis com finalidade educacional configura-se como uma ferramenta que visa promover o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio e do comportamento. Com o finalidade de automatizar a orientação do espelho e da câmera infravermelho, recursos como o Raspberry Pi Zero W, módulo PWM PCA9685 e o suporte PanTilt são empregados. Na elaboração do recurso educacional - que envolve a produção de um jogo com o propósito de acompanhar habilidades de raciocínio lógico, concentração e demais aspectos pertinentes - acessível através de um navegador, são aplicados recursos disponíveis no Eduba Editor. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study addresses the automation of adjustments to the components of a tangible table and the creation of an educational resource. This table is used as a tool for the treatment of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This disorder is characterized as a neurological developmental disorder that affects an individual’s ability to social communication, social interaction, and behavior. The adoption of tangible interfaces for educational purposes constitutes a tool aimed at promoting the development of language, reasoning, and behavior. In order to automate the orientation of the mirror and infrared camera, resources such as the Raspberry Pi Zero W, PWM PCA9685 module, and PanTilt support are employed. In the development of the educational resource - involving the creation of a game with the purpose of enhancing logical reasoning, concentration, and other relevant aspects - accessible through a web browser, resources available in the Eduba Editor are applied. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Automatização de processos | pt_BR |
dc.subject | Tangible Table | en |
dc.subject | Tecnologias interativas | pt_BR |
dc.subject | Autism spectrum disorder | en |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Raspberry Pi | en |
dc.subject | Eduba editor | en |
dc.title | Automação de ajuste de componentes da mesa tangível e criação de recurso educacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Laranja, Rafael Antonio Comparsi | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001199749 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5912)