Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho discute estratégias para o ensino da História da Arte na Educação Básica, como um componente da disciplina Artes, na escola, a partir do levantamento de pesquisas a esse respeito e das experiências proporcionadas pelo estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS. Através da elaboração de projetos de ensino e da avaliação da interação das turmas escolares com as metodologias e propostas realizadas, refletiu-se sobre maneiras envolventes de trab ...
Este trabalho discute estratégias para o ensino da História da Arte na Educação Básica, como um componente da disciplina Artes, na escola, a partir do levantamento de pesquisas a esse respeito e das experiências proporcionadas pelo estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS. Através da elaboração de projetos de ensino e da avaliação da interação das turmas escolares com as metodologias e propostas realizadas, refletiu-se sobre maneiras envolventes de trabalhar o conteúdo de História da Arte, tendo como principais articulações teórico-metodológicas, a teoria da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, o conceito de Objeto Propositor Poético utilizado por Andrea Hofstaetter e discussão da aula lúdica de Tânia Ramos Fortuna. A discussão das pesquisas levantadas e da experiência vivida no estágio, conduziram à noção do ensino de História da Arte mediante pequenas peças a serem embaralhadas, imiscuindo teoria e prática por meio de atividades simples e lúdicas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (665)
Este item está licenciado na Creative Commons License