Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFigueiredo, Joana Bosak dept_BR
dc.contributor.authorFerreira, Pietro de Mellopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T06:24:46Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274519pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo apresentar as obras do artista Sidney Amaral através da ideia de tempo espiralar, teorizada pela dramaturga e acadêmica Leda Maria Martins. Por meio das pinturas desse artista, é possível perceber o quanto os resquícios da escravização de homens e mulheres negros e negras ainda reverberam em nosso presente com o racismo. Desse modo, em busca de uma descapturação, ou seja, de uma tentativa de escapar das mazelas das violências raciais, as obras de Sidney Amaral, com suas imagens potentes de denúncia, trazem à tona a memória de um trauma colonial, ao mesmo tempo que demonstram que é possível criarmos novas realidades através do afrofuturismo. Por intermédio da ficcionalização do presente, o artista é capaz de fugir de uma realidade distópica, em um mundo cuja estrutura vê as pessoas pretas como inimigas. Dessa forma, percebe-se a importância dessas pinturas quando estamos em busca de experiências nas quais a violência deixe de ser a protagonista em uma história diaspórica, por si só, tão trágica e cruel. Portanto, ao olharmos para as imagens apresentadas na pesquisa a partir desse afrotempo espiralar, compreendemos que o futuro pode ser recriado com base em um passado permeado pela ancestralidade dos povos advindos do continente africano.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of the present study is to present the works of artist Sidney Amaral through the idea of spiral time, theorized by playwright and academic Leda Maria Martins. Through this artist's paintings, it is possible to see how much the remnants of the enslavement of black men and women still reverberate in our present, with racism. Thus, in search of an “uncapture”, that is, in an attempt to escape the ills of racial violence, Sidney Amaral's works, with their powerful images of denunciation, bring to light the memory of a colonial trauma, whilst demonstrating that it is possible to create new realities, through Afrofuturism. Through the fictionalization of the present, the artist is able to escape a dystopian reality, in a world in which the very structure sees black people as enemies. Therefore, the importance of these paintings becomes evident, in the search of experiences in which violence stops being the protagonist of a diasporic history which, in itself, is so tragic and cruel. Thus, when we look at the images presented in this research from the perspective of this spiraling Afrotime, we understand that the future can be recreated based on a past permeated by the ancestry of the people from the African continent.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAfrofuturismen
dc.subjectAmaral, Sidneypt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectSpiral timeen
dc.subjectArte afro-brasileirapt_BR
dc.subjectDecapturingen
dc.subjectPaintingen
dc.subjectAfrofuturismopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.titleO tempo espiralar na pintura : uma proposta de descapturação a partir da obra pictórica de Sidney Amaralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coConceição, Thiago Pirajirapt_BR
dc.identifier.nrb001200467pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem