Projeto Ponto de Partida : a utilização do novo SICRO como recurso de aprendizagem ativa para quantificação e orçamentação de projetos de rodovias
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
No contexto de um ambiente acadêmico dinâmico, o desafio contínuo no ensino de Engenharia é alinhar os sistemas educacionais às rápidas mudanças tecnológicas no mercado de trabalho. O Projeto Ponto de Partida (PPP) destaca-se ao utilizar metodologias ativas de aprendizagem, capacitando os alunos como protagonistas de seu processo educacional através de um projeto lúdico-pedagógico. Uma etapa crucial do projeto desafia as equipes a medir quantidades e elaborar orçamentos com custos de serviços r ...
No contexto de um ambiente acadêmico dinâmico, o desafio contínuo no ensino de Engenharia é alinhar os sistemas educacionais às rápidas mudanças tecnológicas no mercado de trabalho. O Projeto Ponto de Partida (PPP) destaca-se ao utilizar metodologias ativas de aprendizagem, capacitando os alunos como protagonistas de seu processo educacional através de um projeto lúdico-pedagógico. Uma etapa crucial do projeto desafia as equipes a medir quantidades e elaborar orçamentos com custos de serviços reais, utilizando a tabela do SICRO 2, sistema já obsoleto. Este artigo propõe a implementação da metodologia do Novo SICRO com adaptações ao PPP, o sistema é adotado atualmente por instituições públicas e empresas para orçamentos de obras de infraestrutura. Com um estudo de caso foi revelada a significativa defasagem nos preços do antigo sistema em relação aos praticados atualmente. Como produto final deste trabalho é elaborada uma planilha modelo incorporando a nova metodologia, facilitando a prática dos alunos na estimativa de preços para seus projetos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
-
TCC Engenharias (5856)
Este item está licenciado na Creative Commons License