Formas sonoras e sentidos na aquisição da linguagem : a escuta como ocupação de lugar enunciativo
Data
2023Tipo
Outro título
Sound forms and meanings in language acquisition : listening as the holding of an enunciative place
Assunto
Resumo
Este estudo se inspira na reflexão de Barthes (1976) sobre escuta, em diálogo com a linguística proposta por Émile Benveniste e suas releituras, que consideram a perspectiva desse linguista como enunciativo-antropológica (DESSONS, 2006; FLORES, 2013). A integração dessas vozes teóricas possibilitou a formulação das seguintes questões: (1) como a criança, em suas vocalizações iniciais, preenche seu lugar enunciativo de escuta nas relações interlocutivas com o outro? (2) como, nesse lugar enuncia ...
Este estudo se inspira na reflexão de Barthes (1976) sobre escuta, em diálogo com a linguística proposta por Émile Benveniste e suas releituras, que consideram a perspectiva desse linguista como enunciativo-antropológica (DESSONS, 2006; FLORES, 2013). A integração dessas vozes teóricas possibilitou a formulação das seguintes questões: (1) como a criança, em suas vocalizações iniciais, preenche seu lugar enunciativo de escuta nas relações interlocutivas com o outro? (2) como, nesse lugar enunciativo de escuta, a criança circunscreve a relação entre formas fônicas e o sentido, em seu duplo aspecto, sistêmico e discursivo? Metodologicamente, o estudo vale-se de fatos longitudinais de linguagem de uma criança nos seus primeiros onze meses de vida, com a seleção de cenas enunciativas. Por meio da análise, chegou-se aos seguintes resultados: indícios da criança ocupando seu lugar de escuta de si e do outro por meio de um chamado à voz do outro, pela alternância entre produção de som e pausas na autoescuta, pelo modo como declara a sua posição de locutor-ouvinte e pela implantação de um interlocutor principal nas inversibilidades enunciativas de emissões e de escutas. Esse lugar enunciativo preenchido traz indícios de sentidos discursivos e embriões de sentidos sistêmicos às formas fônicas nas emissões. ...
Abstract
This study is inspired by Barthes’ (1976) contemplation of listening, dialoguing with the linguistics proposed by Émile Benveniste and its interpretations, which regard the linguist’s perspective as enunciative-anthropological (DESSONS, 2006; FLORES, 2013). The integration of these theories enabled the framing of the following questions: (1) how does the child, in their first vocalizations, hold their enunciative place of listening in the interlocutory relations with the other? (2) How does the ...
This study is inspired by Barthes’ (1976) contemplation of listening, dialoguing with the linguistics proposed by Émile Benveniste and its interpretations, which regard the linguist’s perspective as enunciative-anthropological (DESSONS, 2006; FLORES, 2013). The integration of these theories enabled the framing of the following questions: (1) how does the child, in their first vocalizations, hold their enunciative place of listening in the interlocutory relations with the other? (2) How does the child, in this enunciative place of listening, delimit the relation between phonic forms and meaning, in their dual – systemic and discursive – aspect? Methodologically, the study uses a child’s longitudinal language events in their first eleven months of life, selecting enunciative scenes. The following results were obtained from the analysis: evidence that the child holds their place of listening to themselves and to the other by calling upon the voice of the other, by switching between sound production and pauses in self-listening, by the way they state their position as speaker-listener, and by positing a main interlocutor in the enunciative invertibilities of emission and listening. The holding of this enunciative place enabled indications of discursive meanings and of embryos of systemic meanings of the phonic forms in the emissions to be present. ...
Contido em
Alfa : revista de lingüística. São Paulo, SP. Vol. 67 (2023), e13686, p. 1-22
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