A inversibilidade de protagonistas da enunciação na abordagem de textos na universidade
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
The reversibility of the protagonists of the enunciation in the approach to texts at the university level
Assunto
Resumo
Este artigo procura, a partir das reflexões de Émile Benveniste sobre inversibilidade, condição de diálogo, reciprocidade, polaridade – expressões vinculadas ao fundamento da intersubjetividade, indissociável da língua em emprego –, responder à seguinte questão: de que modo a inversibilidade enunciativa apresenta-se como condição de mudanças de posição na linguagem de discentes no contexto de ensino-aprendizagem de leitura e escrita na Universidade? Para responder à questão, o artigo aborda, te ...
Este artigo procura, a partir das reflexões de Émile Benveniste sobre inversibilidade, condição de diálogo, reciprocidade, polaridade – expressões vinculadas ao fundamento da intersubjetividade, indissociável da língua em emprego –, responder à seguinte questão: de que modo a inversibilidade enunciativa apresenta-se como condição de mudanças de posição na linguagem de discentes no contexto de ensino-aprendizagem de leitura e escrita na Universidade? Para responder à questão, o artigo aborda, teoricamente, como Benveniste trata da inversibilidade e da condição de diálogo no emprego da língua para depois propor, metodologicamente, o deslocamento do princípio teórico da intersubjetividade para o princípio metodológico da inversibilidade na abordagem de textos na Universidade. ...
Abstract
This article is based on Émile Benveniste's reflections on reversibility, condition of dialogue, reciprocity, and polarity – expressions associated with the foundation of intersubjectivity, inseparable from the language in use. It seeks to answer the following question: how does the enunciative reversibility present as a condition for changes of position in the language of students learning how to read and write at the university level? To answer the question, the article theoretically addresse ...
This article is based on Émile Benveniste's reflections on reversibility, condition of dialogue, reciprocity, and polarity – expressions associated with the foundation of intersubjectivity, inseparable from the language in use. It seeks to answer the following question: how does the enunciative reversibility present as a condition for changes of position in the language of students learning how to read and write at the university level? To answer the question, the article theoretically addresses how Benveniste approaches reversibility and the condition of dialogue in the use of language and then methodologically proposes the shift from the theoretical principle of intersubjectivity to the methodological principle of reversibility in the approach to texts at the university level. ...
Contido em
Revista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 21, n. 40 (2023), p. 8-20
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License