Formação em serviço social : relações patriarcais de gênero, feminismos, raça/etnia e sexualidades
dc.contributor.author | Eurico, Márcia Campos | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Janaiky Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Diniz, Maria Ilidiana | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Marco José de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula Procópio | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Loiva Mara de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-28T06:22:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-7934 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274299 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo tem como objetivo contribuir com o debate das diretrizes curriculares do Serviço Social a partir do acúmulo de estudos e análises do GTP Serviço Social, relações de exploração/opressão de gênero, feminismos, raça/etnia e sexualidades da ABEPSS. Aponta-se elementos analíticos das ênfases do GTP e as contradições teóricas para o debate da questão social para a análise das relações étnico-raciais, de gênero, de sexualidade e feminismos, para problematizar as particularidades da classe trabalhadora. Por fim, a partir do estado da arte das produções acadêmicas das ênfases, de 2010 a 2021, aborda os avanços das diretrizes curriculares e os desafios da implantação das disciplinas obrigatórias na graduação e pós-graduação, como sobre pesquisas e atividades de extensão sobre os temas das ênfases do GTP. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article aims to contribute to the debate on curricular guidelines for Social Work based on the accumulation of studies and analyzes of the GTP Social Work, exploitation/oppression relations of gender, feminisms, race/ethnicity and sexualities of ABEPSS. It points out analytical elements of the GTP's emphases and theoretical contradictions for the debate on the social issue,for the analysis of ethnic-racial, gender, sexuality and feminism relations, in order to problematize the particularities of the working class. Finally, based on the state of the art of academic productions of the emphases, from 2010 to 2021, it addresses the advances in curriculum guidelines and the challenges of implementing mandatory disciplines in undergraduate and graduate courses, such as research and extension activities on the themes of the emphases of the GTP. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Temporalis : Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Brasília, DF. Vol. 21, n. 42 (jul./dez. 2021), p. 293-309 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Curriculum guidelines | en |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Feminism | en |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Race | en |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | en |
dc.title | Formação em serviço social : relações patriarcais de gênero, feminismos, raça/etnia e sexualidades | pt_BR |
dc.title.alternative | The centrality of the social issue for brazilian social work | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194822 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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