O museu como processo : Nomes (museus) (1989-92) e Etiquetas (1991-1994), de Jac Leirner
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente pesquisa busca analisar dois trabalhos da artista Jac Leirner – Nomes (museus) (1989-1992) e Etiquetas (1991-1994), respectivamente – sob a perspectiva das práticas artísticas orientadas ao contexto, refletindo sobre a maneira com que a artista se vale da instituição enquanto meio para a criação poética, a partir da apropriação de elementos e processos próprios das instituições mesmas, e quais questões sua produção coloca a elas. Ao assumir o museu enquanto problema poético, a artist ...
A presente pesquisa busca analisar dois trabalhos da artista Jac Leirner – Nomes (museus) (1989-1992) e Etiquetas (1991-1994), respectivamente – sob a perspectiva das práticas artísticas orientadas ao contexto, refletindo sobre a maneira com que a artista se vale da instituição enquanto meio para a criação poética, a partir da apropriação de elementos e processos próprios das instituições mesmas, e quais questões sua produção coloca a elas. Ao assumir o museu enquanto problema poético, a artista parece apontar caminhos para as instituições repensarem a si mesmas sob o viés da experimentalidade e da sensibilidade crítica. ...
Abstract
This research seeks to analyze two works of the artist Jac Leirner – Names (museums) (1989-92) and Labels (1991-1994), respectively – from the perspective of context-oriented artistic practices, reflecting on the different possibilities in which the artist uses the institution as a means for poetic creation, based on the appropriation of elements and processes specific to the institutions, and what questions their production poses to them. By taking on the museum as a poetic problem, the artist ...
This research seeks to analyze two works of the artist Jac Leirner – Names (museums) (1989-92) and Labels (1991-1994), respectively – from the perspective of context-oriented artistic practices, reflecting on the different possibilities in which the artist uses the institution as a means for poetic creation, based on the appropriation of elements and processes specific to the institutions, and what questions their production poses to them. By taking on the museum as a poetic problem, the artist seems to point out ways for museums and art institutions to rethink themselves through experimentality and critical sensitivity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Museologia (153)
Este item está licenciado na Creative Commons License