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dc.contributor.advisorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Thales Silveira dospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:37:55Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274246pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho explora a inserção da marca no universo do jogo GTA Role Play (RP), focando-se no espaço do servidor Cidade Alta. O estudo concentra-se na ativação da marca iFood no ambiente do GTA RP examinando como essa marca permitiu aos jogadores usarem o seu aplicativo de delivery dentro do jogo digital. A pesquisa visa compreender a recepção que os usuários tiverem dessa ação publicitária, avaliando seu impacto, influência e estímulo de envolvimento dos jogadores. Para contextualizar o trabalho, é feito um referencial teórico que apresenta a cultura gamer, a publicidade em jogos digitais e os espaços midiáticos no contexto de metaversos. Num segundo momento, são realizadas entrevistas em profundidade semiestruturadas com quatro pessoas que estiveram em contato com a ativação da marca no jogo. A partir dos dados coletados com as entrevistas é realizada uma análise de conteúdo, de forma qualitativa, a fim de compreender de que maneira essa inserção foi recebida pelos jogadores. Em suma, a marca evidenciou sua capacidade de se adaptar a um cenário virtual, proporcionando aos jogadores uma experiência dinâmica e tangível.pt_BR
dc.description.abstractThis work explores the brand integration into the GTA Role Play (RP) game universe, focusing on the Cidade Alta server space. The study focuses on the activation of the iFood brand in the GTA RP environment, examining how this brand allowed players to use its delivery app within the digital game. The research aims to understand the reception of this advertising action, evaluating its impact, influence and stimulation of player’s involvement. To contextualize the work, a theoretical basis is presented with gamer culture, advertising in digital games and mediatic spaces in the context of metaverses. Secondly, semi-structured in-depth interviews are carried out with four people who were in contact with the brand activation in the game. Based on the data collected from the interviews, a qualitative content analysis was carried out in order to understand how this insertion was received by the players. In short, the brand demonstrated its ability to adapt to a virtual scenario, providing players with a dynamic and tangible experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectMetaverseen
dc.subjectMetaversopt_BR
dc.subjectBrand activationen
dc.subjectMedia planningen
dc.subjectIn-game advertisingen
dc.titleEntregas da marca no metaverso : a recepção da comunicação publicitária do iFood na simulação GTA RPpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199174pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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