Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Alicia Franzen dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:35:26Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274182pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe uma análise da sexualidade na narrativa queer, presente no longa-metragem brasileiro Sócrates (2018), focando especificamente nas cenas que abordam o conflito e envolvimento na relação dos personagens Sócrates e Maicon. Primeiramente, contextualizamos o cinema como meio de comunicação de sexualidades, com os autores Gutfreind (2005), Lopes (2006) e Hall (1997). Em seguida, no mesmo capítulo, adentramos a teoria queer com Louro (2018) e Miskolci (2009) e finalizamos com a narrativa queer e suas relações com espaço e tempo, a partir de Hall (2014), Fagundes (2015) e Halberstam (2005). No terceiro capítulo apresentamos um panorama do cinema queer no Brasil, com as contribuições de Moreno (1995) e Lacerda (2015). Após, apresentamos o filme Sócrates (2018) e aspectos relevantes de sua produção no contexto do audiovisual brasileiro. Também, com os estudos de Louro (2018) e Foucault (1988), relacionamos os conceitos de sexualidade e associamos ao longa-metragem selecionado. Para agregar em discussões futuras, iniciamos uma reflexão sobre raça, classe, sexualidade e seus desdobramentos do preconceito com Santos (2016), Woodward (2014) e Biroli e Miguel (2015). Por fim, para atingir o objetivo geral deste trabalho, utilizamos a análise fílmica como metodologia para compreendermos os aspectos narrativos e estéticos que contribuem nas cenas de conflito e envolvimento entre Sócrates e Maicon, e suas relações com os conceitos abordados durante o trabalho. Como principais conclusões, observamos que a heteronormatividade é presente na construção do personagem Maicon e que através disso há uma resistência em compreender a sua sexualidade no relacionamento entre os dois meninos.pt_BR
dc.description.abstractThe present research proposes an analysis of sexuality in queer narrative, as found in the Brazilian feature film Sócrates (2018), focusing specifically on scenes that address the conflict and involvement in the relationship between the characters Sócrates and Maicon. Firstly, we contextualize cinema as a means of communication of sexualities, drawing on the works of Gutfreind (2005), Lopes (2006), and Hall (1997). In the same chapter, we delve into queer theory with Louro (2018) and Miskolci (2009), concluding with queer narrative and its relations with space and time, based on Hall (2014), Fagundes (2015), and Halberstam (2005). In the third chapter, we present an overview of queer cinema in Brazil, incorporating contributions from Moreno (1995) and Lacerda (2015). Subsequently, we introduce the film Sócrates (2018) and relevant aspects of its production in the context of Brazilian audiovisuals. Additionally, drawing on the studies of Louro (2018) and Foucault (1988), we relate the concepts of sexuality and associate them with the selected feature film. To contribute to future discussions, we initiate a reflection on race, class, sexuality, and their manifestations of prejudice with Santos (2016), Woodward (2014), and Biroli and Miguel (2015). Finally, to achieve the overall goal of this work, we employ film analysis as a methodology to comprehend the narrative and aesthetic aspects contributing to the scenes of conflict and involvement between Sócrates and Maicon, and their relations with the concepts addressed throughout the study. As main conclusions, we observe that heteronormativity is present in the construction of the character Maicon, and that through this, there is resistance in understanding his sexuality in the relationship between the two boys.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSócrates (2018)en
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectBrazilian queer cinemaen
dc.subjectQueer narrativesen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectHeteronormativityen
dc.titleA sexualidade na narrativa Queer brasileira de Sócrates (2018) : análise de cenas de conflito e envolvimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coWandscheer, João Paulo Pintopt_BR
dc.identifier.nrb001198958pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples