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dc.contributor.authorCorso, Helena Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorAssis, Évelin Fulginiti dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Júlia Beatriz Lopespt_BR
dc.contributor.authorPiccolo, Luciane da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-19T05:03:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1676-2592pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273755pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou o impacto de um programa de intervenção em compreensão de leitura e funções executivas, com eficácia demonstrada para o aprimoramento da habilidade de compreensão leitora (CL) e de funções executivas (FE), no desempenho de alunos em tarefas de resolução de problemas quantitativos (RP). Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas foram distribuídos em duas classes controle (GC; n=35) e duas experimentais (GE; n=29). A professora das classes experimentais recebeu treinamento para implementar o programa, composto por uma seleção de textos narrativos e atividades voltadas ao desenvolvimento da CL e das FE. Foram realizadas avaliações pré e pós-intervenção de desempenho em problemas de raciocínio quantitativo. Comparados ao GC, participantes do GE apresentaram escores mais altos em problemas de raciocínio quantitativo, de maneira geral, e, particularmente, nos de raciocínio multiplicativo, com tamanhos de efeito moderados (d de Cohen = 0,69 e d=0,52, respectivamente). Análises exploratórias da força de associação entre RP e CL e RP e FE demonstraram correlações moderadas a fortes entre as medidas de RP e várias medidas de CL, além de correlações entre raciocínio aditivo e atenção auditiva e memória de trabalho (componente fonológico e executivo central). Como implicação educacional, destaca-se a relevância do trabalho com a compreensão de leitura também no ensino de matemática, visto o favorecimento da habilidade de RP por meio da intervenção voltada à CL e às FE.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the impact of a intervention program on reading comprehension and executive functions, which has demonstrated efficacy in improving reading comprehension (RC) and executive functions (EF) abilities, on quantitative problem-solving (PS). Fifth-grade students from two public schools were divided into two control classes (CG; n=35) and two experimental classes (EG; n=29). The experimental classes’ teacher received training to implement the program, which was composed of a selection of narrative texts and activities aiming to promote RC and EF development. Students’ performance on PS was evaluated pre- and post-intervention. Compared to the CG, students from the EG showed higher scores on PS broadly and, particularly, on the multiplicative reasoning task, with medium effect sizes (Cohen’s d=0.69 and d=0.52, respectively). Exploratory analysis of the strength of the association between PS and RC and PS and EF demonstrated moderate to strong correlations between measures of PS and several RC tasks, as well as between additive reasoning and auditory attention and working memory (phonological component and central executive). In terms of educational implications, this study highlights the relevance of including reading comprehension in mathematics education, since PS abilities were improved through an intervention focusing on RD and EF.en
dc.description.abstractEste estudio investigó el impacto de un programa de intervención en comprensión lectora y funciones ejecutivas con eficacia demostrada para mejorar las habilidades de comprensión lectora (CL) y funciones ejecutivas (FE) en la resolución de problemas cuantitativos (RP). Los alumnos de 5º grado de primaria de dos colegios públicos se distribuyeron en dos clases de control (CG; n=35) y dos experimentales (EG; n=29). El profesor de la clase experimental recibió formación para aplicar el programa, consistente en una selección de textos narrativos y actividades dirigidas al desarrollo de la CL y las FE. Se realizaron evaluaciones de rendimiento en problemas de razonamiento cuantitativo antes y después de la intervención. En comparación con el GC, los participantes del GE obtuvieron puntuaciones más altas en los problemas de razonamiento cuantitativo, en general, y particularmente en los problemas de razonamiento multiplicativo, con tamaños de efecto moderados (d de Cohen = 0.69 y d=0.52, respectivamente). Los análisis exploratorios de la fuerza de asociación entre RP y CL y RP y FE mostraron correlaciones de moderadas a fuertes entre las medidas de RP y varias medidas de CL, además de correlaciones entre el razonamiento aditivo y la atención auditiva y la memoria de trabajo (componente fonológico y ejecutivo central). Como implicación educativa, destaca la relevancia de trabajar la comprensión lectora también en la educación matemática, ya que la habilidad de RP se ve favorecida a través de la intervención dirigida a CL y FE.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 25, (2023), e023047, p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompreensão da leiturapt_BR
dc.subjectIntervention on reading comprehensionen
dc.subjectFunção executivapt_BR
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectExecutive functionsen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectQuantitative problem-solvingen
dc.subjectIntervención en la comprensión lectoraes
dc.subjectComprensión lectoraes
dc.subjectFunciones ejecutivases
dc.subjectResolución de problemas cuantitativoses
dc.titleIntervençao em compreensão de leitura e função executivas : efeitos na resolução de problemas matemáticospt_BR
dc.title.alternativeIntervention on reading comprehension and executive functions : effects on mathematical problems resolutionen
dc.title.alternativeIntervención en comprensión lectora y funciones ejecutivas : efectos en la resolución de problemas matemáticoses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001198819pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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