Experiências no estágio não obrigatório de odontologia
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Experiences in the non-mandatory dentistry internship
Assunto
Resumo
Introdução: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2002 para o Ensino de Graduação em Odontologia objetivam a aquisição de habilidades e competências gerais na formação do egresso, tais como liderança, administração, atenção à saúde e tomada de decisões. Os currículos atuais dos Cursos de Odontologia (diurno e noturno) da UFRGS são estruturados atendendo tais diretrizes. As DCN determinam a execução de estágios curriculares supervisionados na trajetória do Curso, pois essa atividade perm ...
Introdução: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2002 para o Ensino de Graduação em Odontologia objetivam a aquisição de habilidades e competências gerais na formação do egresso, tais como liderança, administração, atenção à saúde e tomada de decisões. Os currículos atuais dos Cursos de Odontologia (diurno e noturno) da UFRGS são estruturados atendendo tais diretrizes. As DCN determinam a execução de estágios curriculares supervisionados na trajetória do Curso, pois essa atividade permite a vivência do aluno em serviços de saúde no Sistema Único de Saúde. Ficou ainda prevista a possibilidade de estágios não-obrigatórios, de forma complementar, possibilitando aprendizagem também em outros ambientes de prática profissional. Apesar de conhecidos na trajetória de outros cursos da área da saúde, existe pouca procura pelos graduandos de Odontologia, bem como pouca divulgação por parte da comunidade acadêmica local. Objetivo: analisar o significado da experiência do estágio não obrigatório para a formação acadêmica de estudantes de Odontologia, verificando as contribuições e desafios, bem como as perspectivas para o desenvolvimento de habilidades e competências na futura atuação profissional. Métodos: trata-se de estudo qualitativo exploratório com aplicação de questionário em seis alunos dos 11 registrados na atividade de estágio não obrigatório na Faculdade de Odontologia da UFRGS no ano de 2021, analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Apresentação e Discussão dos Resultados: a principal motivação dos alunos para realizar o estágio não obrigatório foi a busca de uma renda extra, associada à proximidade da futura atuação profissional. Seus relatos sobre a experiência sugerem que tal atividade contribuiu para desenvolvê-los e aproximá-los da atuação futura, com ampliação de conhecimentos, melhora na autoconfiança, vivência clínica, noções de gestão e da realidade de setores privados. O acesso tecnologias na ainda não disponíveis na graduação também foi citado. O principal meio de divulgação foi por conversas entre os próprios alunos, mais do que editais e processos seletivos. Os pontos negativos foram a eventual pressão dos supervisores, redução de horário para atividades acadêmicas, além da burocracia na regularização do estágio e remuneração aquém do desejado, citados como pontos de melhoria, assim como atividades mais compatíveis com a atuação futura. As atividades experienciadas no estágio não obrigatório diferiram das ofertadas na graduação e foram bem aceitas pelos alunos. Considerações finais: o estágio não obrigatório contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, tanto nas suas relações interpessoais quanto no aprimoramento de habilidades e competências propostas. Foi ainda um meio de obtenção de renda complementar para os estudantes. ...
Abstract
Introduction: the 2002 Brazilian National Curriculum Guidelines (DCN) for undergraduate teaching in Dentistry aimed at acquiring general skills and competences in the training of stidents, such as leadership, administration, health care and decision-making. The current curricula of the UFRGS Dentistry Courses (Day and Night programs) were structured according to these guidelines. The DCN determine the execution of supervised curricular internships in the course of the graduation, as this activi ...
Introduction: the 2002 Brazilian National Curriculum Guidelines (DCN) for undergraduate teaching in Dentistry aimed at acquiring general skills and competences in the training of stidents, such as leadership, administration, health care and decision-making. The current curricula of the UFRGS Dentistry Courses (Day and Night programs) were structured according to these guidelines. The DCN determine the execution of supervised curricular internships in the course of the graduation, as this activity allows the student to experience health services in the Brazilian Unified Health System. Despite being known in the trajectory of other courses in the health area, there is little demand for undergraduate Dentistry students, as well as little publicity by the local academic community. Objective: to analyze the meaning of the nonmandatory internship experience for the academic training of Dentistry students, verifying the contributions and challenges, as well as the perspectives for the development of skills and competences for future professional activities. Methods: this was an exploratory qualitative study based on a questionnaire applied to six of the 11 students registered in the non-mandatory internship at the UFRGS School of Dentistry in 2021. Answers were analyzed using Bardin's content analysis. Presentation and Discussion of Results: the main motivation of students to undertake the non-mandatory internship was the search for extra income, as well as the proximity of future professional performance. Their reports on the experience suggest that this activity contributed to their development and brought them closer to future professional environment, with expansion of their knowledge, improvement in self-confidence, clinical experience, notions of management and the reality of private practices. Access to technologies not yet available at graduation was also mentioned. The main channels where the students knew about this internships were was through conversations among other students, rather than public notices and selection processes. The negative points were some pressures by results by preceptors, reduced hours for academic activities, in addition to bureaucracy in regularizing the internship and lower remuneration, mentioned as points of improvement, as well as activities more compatible with future performance. The activities experienced in the non-mandatory internship differed from those offered in graduation and were well accepted by students. Final considerations: the non-mandatory internship contributed to the development of students, both in their interpersonal relationships and in the improvement of skills and competences proposed. It was also a means of obtaining additional income for the students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Coleções
-
TCC Odontologia (962)
Este item está licenciado na Creative Commons License