Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBigolin, Marciopt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Míria Santanna dospt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Cleusa Albília dept_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-13T05:04:23Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1676-0786pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273450pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira uma ferramenta de apoio à revisão por pares pode auxiliar o processo de revisão e escrita de redações por alunos do Ensino Médio – alunos do 1º e 3º anos. O desenvolvimento da ferramenta partiu de um levantamento inicial dos critérios a serem utilizados na revisão dos textos. Foram utilizados os critérios exigidos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), classificados segundo o modelo cognitivo de Leitura para Avaliação. Na modelagem e levantamento desses requisitos foram realizadas entrevistas diretas com potenciais usuários, bem como a validação com professores de língua portuguesa. Após o emprego da ferramenta, foi realizado um grupo focal com alguns dos alunos. A análise dos dados e a comparação das redações iniciais e finais permitiram verificar que o processo de revisão por pares possibilitou o aprimoramento do processo de escrita dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractTo assist the writing process, a tool was developed using peer review, whose creation and implementation started from an initial survey of the criteria to be used in the review of texts. High school students were chosen as the target audience. The criteria required for the writing of the National High School Exam (ENEM) were used, classified according to the cognitive model of Reading for Evaluation. In the modeling and survey of these requirements, direct interviews were conducted with potential users, as well as validation with Portuguese teachers. After using the tool, a focus group was held with some of the students. The analysis of the data and the comparison of the initial and final essays allowed us to verify that the peer review process enabled the improvement of the students’ writing process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 23, n. 2 (2023), e18387, p. [1]-14pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReviewen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPeer reviewen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectRevisão onlineen
dc.subjectRevisão por parespt_BR
dc.titleUma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeA peer review support system aimed at learning writing in High School en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001197593pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples