Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
dc.contributor.author | Bigolin, Marcio | pt_BR |
dc.contributor.author | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Míria Santanna dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Cleusa Albília de | pt_BR |
dc.contributor.author | Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T05:04:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676-0786 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/273450 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira uma ferramenta de apoio à revisão por pares pode auxiliar o processo de revisão e escrita de redações por alunos do Ensino Médio – alunos do 1º e 3º anos. O desenvolvimento da ferramenta partiu de um levantamento inicial dos critérios a serem utilizados na revisão dos textos. Foram utilizados os critérios exigidos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), classificados segundo o modelo cognitivo de Leitura para Avaliação. Na modelagem e levantamento desses requisitos foram realizadas entrevistas diretas com potenciais usuários, bem como a validação com professores de língua portuguesa. Após o emprego da ferramenta, foi realizado um grupo focal com alguns dos alunos. A análise dos dados e a comparação das redações iniciais e finais permitiram verificar que o processo de revisão por pares possibilitou o aprimoramento do processo de escrita dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | To assist the writing process, a tool was developed using peer review, whose creation and implementation started from an initial survey of the criteria to be used in the review of texts. High school students were chosen as the target audience. The criteria required for the writing of the National High School Exam (ENEM) were used, classified according to the cognitive model of Reading for Evaluation. In the modeling and survey of these requirements, direct interviews were conducted with potential users, as well as validation with Portuguese teachers. After using the tool, a focus group was held with some of the students. The analysis of the data and the comparison of the initial and final essays allowed us to verify that the peer review process enabled the improvement of the students’ writing process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 23, n. 2 (2023), e18387, p. [1]-14 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Review | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Peer review | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Writing | en |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.subject | Revisão online | en |
dc.subject | Revisão por pares | pt_BR |
dc.title | Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | A peer review support system aimed at learning writing in High School | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001197593 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40503)Linguística, Letras e Artes (2746)
-
Artigos de Periódicos (40503)Ciências Humanas (7005)