Educação em enfermagem na pandemia de COVID-19 : mapeamento de metodologias empreendidas no ensino remoto emergencial
dc.contributor.author | Hoffmann, Lucinéia Mielke | pt_BR |
dc.contributor.author | Kaiser, Dagmar Elaine | pt_BR |
dc.contributor.author | Mancia, Joel Rolim | pt_BR |
dc.contributor.author | Capellari, Claudia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T05:02:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/273021 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: identificar metodologias utilizadas em cursos de graduação em Enfermagem durante o ERE adotado na pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal, realizado junto a coordenadores de cursos de graduação em Enfermagem de um estado brasileiro. A coleta de dados ocorreu via questionário eletrônico, com variáveis de adesão ao ERE, sincronicidade das aulas, plataformas e ferramentas digitais, e metodologias de ensino. A análise ocorreu por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: identificou-se a adesão de 100% das escolas ao ERE; as aulas ocorreram majoritariamente síncronas (75,6%), com uso de plataformas e ferramentas digitais, e metodologias tradicionais e inovadoras. Destacaram- se aulas expositivas dialogadas (91,7%), estudo de caso (87,5%), metodologia baseada em problemas (75%), mapas conceituais (72,9%) e sala de aula invertida (62,5%). Como ferramentas digitais, destacaram-se o YouTube (85,4%), o WhatsApp (72,9%) e o Google formulários (70,8%). Dentre as ferramentas digitais utilizadas pelos docentes de disciplinas do curso para interação com os estudantes, verificou-se que a maior parte dos coordenadores de curso relataram utilizar de 6 a 10 ferramentas (54,2%), seguido daqueles que informaram utilizar de 1 a 5 ferramentas (39,6%). Conclusão: metodologias e estratégias tradicionais e inovadoras foram adotadas pelos cursos de graduação em Enfermagem durante o ERE, garantindo a continuidade do ensino durante a pandemia de COVID-19. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Enfermagem gaúcha : produção científica dos melhores trabalhos de conclusão de curso. Porto Alegre: ABEn/RS, 2023. p. 115-26 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em educação de enfermagem | pt_BR |
dc.title | Educação em enfermagem na pandemia de COVID-19 : mapeamento de metodologias empreendidas no ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.type | Texto de apresentação/encerramento | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194724 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5724)Ciências da Saúde (1193)