Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorHoffmann, Lucinéia Mielkept_BR
dc.contributor.authorKaiser, Dagmar Elainept_BR
dc.contributor.authorMancia, Joel Rolimpt_BR
dc.contributor.authorCapellari, Claudiapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T05:02:43Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273021pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: identificar metodologias utilizadas em cursos de graduação em Enfermagem durante o ERE adotado na pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal, realizado junto a coordenadores de cursos de graduação em Enfermagem de um estado brasileiro. A coleta de dados ocorreu via questionário eletrônico, com variáveis de adesão ao ERE, sincronicidade das aulas, plataformas e ferramentas digitais, e metodologias de ensino. A análise ocorreu por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: identificou-se a adesão de 100% das escolas ao ERE; as aulas ocorreram majoritariamente síncronas (75,6%), com uso de plataformas e ferramentas digitais, e metodologias tradicionais e inovadoras. Destacaram- se aulas expositivas dialogadas (91,7%), estudo de caso (87,5%), metodologia baseada em problemas (75%), mapas conceituais (72,9%) e sala de aula invertida (62,5%). Como ferramentas digitais, destacaram-se o YouTube (85,4%), o WhatsApp (72,9%) e o Google formulários (70,8%). Dentre as ferramentas digitais utilizadas pelos docentes de disciplinas do curso para interação com os estudantes, verificou-se que a maior parte dos coordenadores de curso relataram utilizar de 6 a 10 ferramentas (54,2%), seguido daqueles que informaram utilizar de 1 a 5 ferramentas (39,6%). Conclusão: metodologias e estratégias tradicionais e inovadoras foram adotadas pelos cursos de graduação em Enfermagem durante o ERE, garantindo a continuidade do ensino durante a pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnfermagem gaúcha : produção científica dos melhores trabalhos de conclusão de curso. Porto Alegre: ABEn/RS, 2023. p. 115-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectPesquisa em educação de enfermagempt_BR
dc.titleEducação em enfermagem na pandemia de COVID-19 : mapeamento de metodologias empreendidas no ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTexto de apresentação/encerramentopt_BR
dc.identifier.nrb001194724pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem