Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel
dc.contributor.advisor | Mello, Pedro Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Knapp, Mateus Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-05T06:01:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27251 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a analisar as emissões de gases em um motor diesel fazendo a coleta de dados com dois tipos distintos de combustível, Diesel e Biodiesel. O equipamento usado para mensurar os gases e comparar as emissões dos mesmos em diferentes situações foi o GreenLine, produto usado para essa finalidade. As Informações foram adquiridas no escapamento de um Motor de sistema Interact que utiliza como injeção Common Rail e bomba CP3, com válvula Mprop que dosa o débito de combustível para o mesmo, nesse caso em aplicação automotiva; conseguindo uma pressão constate em todos os cilindros de forma uniforme sendo controlado pelos injetores que são acionados pelo módulo ( ECM ). Por fim, a variadas rotações conclui-se que o gerenciamento do motor para os gases é mais efetivo usando biodiesel, onde melhorou a emissão em 5% a 9% em toda curva de torque e potência comparando a o Diesel. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present work aims to analyze gás emissions in a duesel engine through the data acquisition of two different fuel types: diesel and bio-diesel. The equipament used to measure the gases and compare the emissions of them in different situations was the GreenLine, a product used for this purpose. The information were obtained in the Interact System´s engine exhaust that uses Common Rail injection and CP3 punp valve Mprop dosing the fuel flow to it, in this case in automotive applications getting one finds pressure on all cylinders uniformly being controlled by the injector that are triggered by the module ( ECM ). Finaly, the various rotations it appears that the engine management of the gases is most effective using biodiesel, where the issue has improved by 5% to 9% across the torque curve and power compared to diesel. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gas emission | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Diesel | en |
dc.subject | Biodiesel | en |
dc.subject | Greenline | en |
dc.subject | Common rail | en |
dc.title | Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of gas emissions in diesel engine comparing diesel whit biodiesel | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000759946 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5789)