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dc.contributor.advisorOliveira, Felipe Moura dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Laura Gabriela Pacheco Fassina dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T04:58:39Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272446pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a compreender a apropriação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para a produção de conteúdo em dois jornais: GZH e Correio do Povo, a partir de entrevistas com um editor de conteúdo SEO de cada veículo e trazer a perspectiva que cada profissional tem sobre a etapa de absorção dessas estratégias dentro da redação. Para isso, o primeiro momento foi de contextualização da relevância da internet e a importância do papel do mecanismo de busca, o Google, para o jornalismo, examinando sua evolução em atualizações algoritmicas e como isso impactou e formulou boas práticas de otimização de conteúdo. A segunda parte tem como objetivo delimitar as transformações digitais no jornalismo, destrinchando as gerações e as sete características chave que definem o Webjornalismo. Logo após, é apresentada a fase atual e a consequente crise do campo jornalístico com a chegada da era digital, que descentraliza o papel do jornalista no debate público e descredibiliza a profissão e o profissional, a partir da coexistência com um grande fluxo informacional e a propagação de desinformação, o que aumenta a desconfiança do leitor, desenvolve uma crise de engajamento e inviabiliza recursos (OLIVEIRA; STEFENON; OZÓRIO, 2020). Em uma terceira etapa desta monografia, buscou-se identificar o que são técnicas de otimização SEO e como elas podem auxiliar o jornalismo nessa crise ao aumentar a visibilidade da marca, evoluir o posicionamento de matérias no Google e, quem sabe, melhorar a receita. Foram elencadas as principais técnicas utilizadas na produção noticiosa a partir de dois trabalhos jornalísticos, de Barbara Zamberlan Alvarez (2011) e Leyberson Pedrosa e Osvaldo Morais (2021). E, na quarta e última fase, foram observadas semelhanças e especificidades de cada veículo jornalístico, comparando as percepções de cada editor com a teoria presente na bibliografia, a partir das entrevistas. Em suma, este trabalho conclui que os dois jornais estão em fases diferentes de apropriação, um ainda procurando se adaptar e aprendendo se utilizar de técnicas de otimização e outro que já incorporou essas estratégias em suas rotinas de trabalho e demonstra que isso faz parte do pensar jornalístico, desde a apuração até a distribuição. Embora, ambas estejam em estágio distintos, as duas empresas parecem avançar em investimentos para uma maior integração da redação para o entendimento de técnicas de SEO e para estar a par do impacto e das atualizações Google.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to understand the appropriation of SEO (Search Engine Optimization) techniques for content production in two newspapers: GZH and Correio do Povo, based on interviews with two SEO content editors from each vehicle and to bring the perspective that each professional has on the absorption stage of these strategies within the newsroom. For this, the first moment was to contextualize the relevance of the internet and the importance of the role of the search engine, Google, for journalism, examining its evolution in algorithmic updates and how this impacted and formulated good content optimization practices. The second part aims to delimit the digital transformations in journalism, unraveling the generations and the seven key characteristics that define Webjournalism. Soon after, the current phase and the consequent crisis of the journalistic field are presented with the arrival of the digital age, which decentralizes the role of the journalist in the public debate and discredits the profession and the professional, from the coexistence with a great informational flow and the spread of disinformation, which increases the distrust of the reader, develops a crisis of engagement and makes resources unfeasible (OLIVEIRA; STEFENON; OZÓRIO, 2020). In a third stage of this monograph, we sought to identify what SEO optimization techniques are and how they can help journalism in this crisis by increasing brand visibility, evolving the positioning of articles on Google and, perhaps, improving revenue. The main techniques used in news production were listed based on two journalistic works, by Barbara Zamberlan Alvarez (2011) and Leyberson Pedrosa and Osvaldo Morais (2021). And, in the fourth and final phase, similarities and specificities of each journalistic vehicle were observed, comparing the perceptions of each editor with the theory present in the bibliography, based on the interviews. In short, this study concludes that the two newspapers are in different stages of appropriation, one still seeking to adapt and learn to use optimization techniques and the other that has already incorporated these strategies into their work routines and demonstrates that this is part of journalistic thinking, from investigation to distribution. Although both are at different stages, the two companies seem to be making progress in investing in a greater integration of the newsroom to understand SEO techniques and to be aware of Google updates and their impact.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJournalismen
dc.subjectJornalismo online : Aspectos teóricospt_BR
dc.subjectSEOen
dc.subjectWebjournalismen
dc.subjectGoogleen
dc.subjectCyberjournalismen
dc.titleA apropriação de técnicas de SEO para a produção de conteúdo dos jornais GZH e Correio do Povopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194590pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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