Um malandro francês no Rio : a representação da cultura brasileira em O Homem do Rio (1964), de Philippe de Broca
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo analisar a representação do Brasil e de sua cultura no filme O Homem do Rio (1964), de Philippe de Broca. Para tanto, apresenta-se a discussão sobre identidade nacional ao longo dos séculos, tendo como referencial Renato Ortiz (1994) e José Luiz Fiorin (2009). Em continuidade, a contextualização acerca dos cinemas modernos da França e do Brasil, além da participação dos europeus em nossa cultura, foi construída a partir de Ismail Xavier (2001), Fernando Mascarell ...
Este trabalho tem como objetivo analisar a representação do Brasil e de sua cultura no filme O Homem do Rio (1964), de Philippe de Broca. Para tanto, apresenta-se a discussão sobre identidade nacional ao longo dos séculos, tendo como referencial Renato Ortiz (1994) e José Luiz Fiorin (2009). Em continuidade, a contextualização acerca dos cinemas modernos da França e do Brasil, além da participação dos europeus em nossa cultura, foi construída a partir de Ismail Xavier (2001), Fernando Mascarello (2012) e Tunico Amancio (2000). Partindo das obras de Darcy Ribeiro (2015), Roberto DaMatta (1997) e Sérgio Buarque de Holanda (1995), estipulam-se os tipos de brasileiros a serem analisados no longa francês, assim como a cultura que os cercam. Por fim, com o intuito de atingir o objetivo geral deste trabalho, temos a análise fílmica como metodologia utilizada para compreendermos os aspectos narrativos e estéticos que contribuem na construção do mundo do filme O Homem do Rio. Em conclusão, é observado que o longa-metragem quebra com certos padrões estadunidenses ao representar o Brasil no cinema, à mesma medida que reforça outros, tanto na construção espacial do país como na concepção de seus moradores e de sua cultura. ...
Abstract
This work aims to analyze the representation of Brazil and its culture in the movie That Man From Rio (1964), by Philippe de Broca. To do so, the issue of national identity is contextualized throughout the centuries, having as referential Renato Ortiz (1964) and José Luiz Fiorin (2009). In continuity, modern cinemas’ from Brazil and France contextualization, in addition to the european participation in our culture, is built from Ismail Xavier (2001), Fernando Mascarello (2012) and Tunico Amanci ...
This work aims to analyze the representation of Brazil and its culture in the movie That Man From Rio (1964), by Philippe de Broca. To do so, the issue of national identity is contextualized throughout the centuries, having as referential Renato Ortiz (1964) and José Luiz Fiorin (2009). In continuity, modern cinemas’ from Brazil and France contextualization, in addition to the european participation in our culture, is built from Ismail Xavier (2001), Fernando Mascarello (2012) and Tunico Amancio (2000). Starting from the works of Darcy Ribeiro (2015), Roberto DaMatta (1997) and Sérgio Buarque de Holanda (1995), the types of brazilian are stipulated and analyzed in the french film, as well as the culture that surrounds them. Finally, with the purpose of achieving the main objective of this work, film analysis is used as the methodology to understand the narrative and aesthetic aspects that contribute to the construction of the world in the film That Man From Rio. In conclusion, it is observed that the movie breaks certain northern-american patterns as it represents Brazil in cinema, as well as it reinforces others, such as in space construction as in its residents' conception. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License