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dc.contributor.advisorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.contributor.authorRitter, Bárbara Maturanapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T04:58:04Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272423pt_BR
dc.description.abstractO Twitter é uma rede social que tem um fluxo rápido de informações, assim como possui “bolhas”, um círculo de interação restrito a um assunto específico. Dentro do Twitter, no espaço chamado de Booktwitter, os usuários interagem sobre livros e perfis literários, indicam livros, publicam resenhas, divulgam cupons de descontos ou trazem informações relevantes sobre editoras. Em relação a esse cenário, o Brasil é o quarto país com mais usuários no Twitter e apresenta um crescimento constante na venda de livros no mercado livreiro online. Assim sendo, essa pesquisa tematiza a participação dos perfis literários na comunidade Booktwitter na decisão de compras. O problema de pesquisa lançado foi o seguinte: os perfis literários participam de alguma etapa de decisão de compras no Twitter? O objetivo geral passa por verificar o papel dos perfis literários do Twitter, espaço conhecido como Booktwitter, nessa decisão de compra dos usuários. A metodologia utilizada foi uma pesquisa mista, qualitativa-quantitativa, com coleta de dados por meio de um formulário online. Na análise de resultados, uma abordagem reflexiva foi conduzida pela pesquisadora, no sentido de criar categorias para as perguntas qualitativas e utilizar gráficos com frequências das respostas a partir das perguntas quantitativas, sempre conectando os achados empíricos com as referências teóricas do trabalho. Após analisar a amostra total de 410 respostas, os resultados mostraram que perfis literários do Twitter participam do processo de decisão de compras de livros dos leitores, com 83,4% afirmando já ter comprado um livro por indicação do Booktwitter.pt_BR
dc.description.abstractTwitter is a social network that has a fast flow of information, as well as “bubbles”, a circle of interaction restricted to a specific subject. Within Twitter, in the space called Booktwitter, users interact about books and literary profiles, indicate books, publish reviews, disseminate discount coupons or bring relevant information about publishers. In relation to this scenario, Brazil is the fourth country with the most Twitter users and shows constant growth in book sales in the online book market. Therefore, this research thematizes the participation of literary profiles in the Booktwitter community in the buyer decision process. The research problem launched was the following: do literary profiles participate in a purchase decision stage on Twitter? The general objective is to verify the role of literary profiles on Twitter, a space known as Booktwitter, in this user’s buyer decision process. The methodology used was a mixed qualitative-quantitative research, with data collection through an online form. In the analysis of results, a reflexive approach was conducted by the researcher, in the sense of creating categories for the qualitative questions and using graphs with frequency of responses from the quantitative questions, always connecting the empirical findings with the theoretical references of the work. After analyzing the total sample of 410 responses, the results showed that literary Twitter profiles participate in the reader's buyer decision process for purchasing books, with 83.4% claiming to have already purchased a book as recommended by Booktwitter.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTwitter (Site)pt_BR
dc.subjectLiterary profilesen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTwitteren
dc.subjectLeitores onlinept_BR
dc.subjectBooktwitteren
dc.subjectAdvertising communicationen
dc.subjectBuyer decision processen
dc.titlePerfis literários e sua participação na decisão de compras de livros no Twitter : a comunidade Booktwitterpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194901pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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