A fotorreportagem do horror : como o imaginário mobiliza as imagens apropriadas pela Revista Regards para denunciar crimes nazistas
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo investiga o aspecto de denúncia aos crimes nazistas que as fotos presentes na reportagem sobre o campo de concentração de Mauthausen revelam. Publicada em 1º de julho de 1945 pela revista francesa Regards, a fotorreportagem apresenta uma série de imagens até então inéditas sobre o funcionamento do campo de contração. Essas fotografias foram apropriadas pelo semanário devido ao grupo de Resistência que atuava em Mauthausen e conseguiu roubar os negativos das fotos antes que os nazist ...
Este estudo investiga o aspecto de denúncia aos crimes nazistas que as fotos presentes na reportagem sobre o campo de concentração de Mauthausen revelam. Publicada em 1º de julho de 1945 pela revista francesa Regards, a fotorreportagem apresenta uma série de imagens até então inéditas sobre o funcionamento do campo de contração. Essas fotografias foram apropriadas pelo semanário devido ao grupo de Resistência que atuava em Mauthausen e conseguiu roubar os negativos das fotos antes que os nazistas os destruíssem após perderem a Segunda Guerra Mundial. Para realizar uma interpretação estruturada das fotos de Mauthausen, o estudo explorou aspectos relacionados à fotografia durante a Segunda Guerra Mundial e ao nazismo com as considerações do imaginário. Consequentemente, as fotografias foram analisadas por meio da mitocrítica, baseada na Teoria Geral do Imaginário proposta por Durand (2012). A estratégia metodológica escolhida permitiu que, por meio dos gestos observados nas imagens, fosse possível identificar as estruturas do imaginário que elas revelam. A conclusão desta pesquisa destaca que as fotos presentes na reportagem sobre Mauthausen relacionadas aos prisioneiros são ligadas as imagens catamórficas, associadas a queda e a morte; por outro lado, aquelas que exibem a estrutura do campo de concentração e o complexo nazista revelam a estrutura heroica, da ascensão e luminosidade. Logo, a narrativa presente na reportagem para denunciar crimes nazistas é afirmada pelas estruturas do imaginário identificadas nas fotos. As fotografias da reportagem sobre o campo de concentração carregam uma reflexão sobre um período histórico violento e complexo. ...
Abstract
This study investigates the aspect of denouncing Nazi crimes that the photos in the report about the Mauthausen concentration camp reveal. Published on July 1st, 1945, by the French magazine Regards, the photo report presents a series of previously unseen images depicting the operation of the concentration camp. These photographs were appropriated by the weekly magazine due to a Resistance group operating in Mauthausen that managed to steal the photo negatives before the Nazis could destroy the ...
This study investigates the aspect of denouncing Nazi crimes that the photos in the report about the Mauthausen concentration camp reveal. Published on July 1st, 1945, by the French magazine Regards, the photo report presents a series of previously unseen images depicting the operation of the concentration camp. These photographs were appropriated by the weekly magazine due to a Resistance group operating in Mauthausen that managed to steal the photo negatives before the Nazis could destroy them after losing the Second World War. To perform a structured interpretation of the Mauthausen photos, the study explores aspects related to photography during World War II and Nazism, considering the imagery involved. Consequently, the photographs were analyzed through myth criticism, based on the General Theory of Imagery proposed by Durand (2012). The chosen methodological strategy allows for the identification of the structures of the imaginary revealed by the observed gestures in the images. The conclusion of this research highlights that the photos in the report about Mauthausen, related to the prisoners, are linked to catamorphic images, associated with downfall and death. On the other hand, those displaying the structure of the concentration camp and the Nazi complex reveal the heroic structure of ascent and luminosity. Thus, the narrative in the report aimed at denouncing Nazi crimes is affirmed by the structures of the imaginary identified in the photos. The photographs in the report about the concentration camp carry a reflection on a violent and complex historical period. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License