Introdução ao estudo da demanda potencial para a educação básica de jovens e adultos no estado do Rio Grande do Sul
Fecha
2020Resumo
O presente artigo apresenta resultados da primeira etapa da pesquisa Mapa da EJA no RS, sobre a oferta de vagas e demanda potencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado Rio Grande do Sul, contextualizado nos avanços da legislação educacional brasileira e nas pulverizações das políticas públicas na área. Realizado por meio de um estudo quantitativo de acompanhamento longitudinal da oferta de vagas para a Educação de Jovens e Adultos nas redes de ensino (Municipal, Estadual, Federal e ...
O presente artigo apresenta resultados da primeira etapa da pesquisa Mapa da EJA no RS, sobre a oferta de vagas e demanda potencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado Rio Grande do Sul, contextualizado nos avanços da legislação educacional brasileira e nas pulverizações das políticas públicas na área. Realizado por meio de um estudo quantitativo de acompanhamento longitudinal da oferta de vagas para a Educação de Jovens e Adultos nas redes de ensino (Municipal, Estadual, Federal e Particular), de 2007 a 2015, tem por objetivo apresentar e refletir sobre a oferta e a demanda total e potencial da EJA no Estado do RS, marcadas também por desigualdades regionais. Do ponto de vista metodológico apresenta-se a sistematização dos dados provenientes do Censo Escolar (INEP), dados advindos do Censo demográfico e do PNAD (IBGE). Pretende-se elaborar um panorama que relacione a demanda potencial com a oferta de vagas para esta modalidade de ensino. O aprofundamento destes estudos pode trazer contribuições importantes para análises mais condizentes sobre a situação da EJA, assim como sobre a necessidade de formulação de políticas públicas, tanto gerais como pontuais, para atender essa demanda educacional no Estado. ...
En
Revista escritos e escritas na EJA. Porto Alegre. N. 12 (2020), p. 35-51
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39351)Ciencias Humanas (6733)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License