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dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T05:02:27Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0104-9739pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272243pt_BR
dc.description.abstractA formação com professories de matemática cada vez mais precisa evidenciar as dimensões política e social dessa forma/ação, de modo que a matemática seja recurso reflexivo, linguagem ou campo de estudo articulada/o com questões correlativas a essas dimensões. Assim, investigamos como se mostra o processo de compreensão/constituição da responsabilidade social de professoras/es/ies de matemática em Cyberformação por meio da análise de produtos cinematográficos. A perspectiva vincula-se ao racismo estrutural que habita nossa realidade, inclusive educacional. Nesse sentido, tomando por base a concepção de Cyberformação com professories de matemática, a qual é definida como a formação vista sob diferentes dimensões e que assume a experiência com Tecnologias Digitais (TD) sob a perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD, analisamos dois participantes da disciplina “Macro/micro Exclusões/inclusões na Educação Matemática com Tecnologias Digitais”, realizadas em 2021 e 2022, no Ensino Remoto Emergencial (ERE) na UFRGS. Entendemos que as TD, no caso, produtos cinematográficos, potencializaram a compreensão/constituição da responsabilidade social dos participantes deste estudo, no caso, cada participante sendo-com-o-filme apresenta a expressão do compreendido sobre a filosofia ubuntu, pela matemática, sem dicotomizar, no sentido de não conceber a existência de um ser independente do outro, mas de um ser que pensa, age e vive com os outros.pt_BR
dc.description.abstractThe education with mathematics teachers needs to highlight the political and social dimensions of this form/a(c)tion, so that mathematics would be a reflective resource, language or field of study articulated with questions related to these dimensions. Thus, we investigate how the process of understanding/constituting the social responsibility of mathematics teachers in Cybereducation is shown itself through the analysis of cinematographic products. The perspective is linked to the structural racism that inhabits our reality, including the educational one. In this sense, based on the concept of Cybereducation with mathematics teachers, which is defined as education seen under different dimensions and which assumes the experience with Digital Technologies (DT) from the perspective of being-with, thinking-with and knowing-how-to-do-with-DT, we analysed two participants of the subject “Macro/micro Exclusions/Inclusions in Mathematics Education with Digital Technologies” held in 2021 and 2022 in Emergency Remote Education (ERE) at UFRGS. We understand that DT, in this case, cinematographic products, enhanced the understanding/constitution of the social responsibility of the mathematics teachers involved, that is, they being-with-the-movie presents the expression of the understood about the “ubuntu” philosophy, by mathematical way, without dichotomizing, in the sense of not conceiving the existence of a being independent of the other, but of a “being” that thinks, acts and lives with others.en
dc.description.abstractLa formación con profesores de matemáticas necesita cada vez más resaltar las dimensiones políticas y sociales de esta forma/acción, para que las matemáticas sean un recurso reflexivo, un lenguaje o un campo de estudio articulado con preguntas relacionadascon estas dimensiones. Así, investigamos cómo se muestra el proceso de comprensión/constitución de la responsabilidad social de los profesores/as de matemáticas en Cibereducacióna través del análisis de productos cinematográficos. La perspectiva se vincula con el racismo estructural que habita nuestra realidad, incluidas las educativas. En este sentido, a partir del concepto de Cibereducacióncon profesores de matemáticas, que se define como una formación vista desde diferentes dimensiones y que asume la experiencia con las Tecnologías Digitales (TD) desde la perspectiva del ser-con, pensar-con y saber-fazer-com-TD, analizamos dos participantes de la disciplina “Macro/micro Exclusiones/Inclusiones en la Educación Matemática con Tecnologías Digitales”, realizada en 2021 y 2022, en la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE) de la UFRGS. Entendemos que los DT, en este caso productos cinematográficos, potenciaron la comprensión/constitución de la responsabilidad social de los participantes de este estudio, en este caso, cada participante siendo-con-la-película presenta la expresión de lo que entiende sobre la filosofía ubuntu, a través de las matemáticas, sin dicotomizar, en el sentido de no concebir la existencia de un ser independiente del otro, sino de un ser que piensa, actúa y vive con los demás.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBoletim GEPEM. Rio de Janeiro. N. 80 (2022), p. 25-60pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectTeachers’ educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectRacismen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectUbuntuen
dc.subjectEducación matemáticaes
dc.subjectFormación del profesoradoes
dc.subjectTecnologías digitaleses
dc.subjectRacismoes
dc.subjectUbuntues
dc.titleCyberformação com professories de matemática : discutindo a responsabilidade social sobre o racismo com o cinemapt_BR
dc.title.alternativeCybereducation with mathematics teachers : discussing the social responsibility about racismthought the cinemaen
dc.title.alternativeCibereducación con profesorados de matemáticas : discutiendo la responsabilidad social sobre el racismo a través del cinees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001196145pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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