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dc.contributor.authorMonteiro, Janine Kielingpt_BR
dc.contributor.authorTessaro, Luiz Gustavo Santospt_BR
dc.contributor.authorGuerin, Marinapt_BR
dc.contributor.authorMarin, Angela Helenapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-27T04:57:53Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1516-3717pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272194pt_BR
dc.description.abstractAs medidas socioeducativas visam a responsabilização de adolescentes quanto às consequências de atos infracionais cometidos, incluindo sua integração social e privação de liberdade ou restrição de direitos. Os agentes socioeducadores (AS) têm o papel educativo de desenvolver ações que contribuam para ressocialização e manutenção de direitos destes adolescentes e assegurar defesa e proteção social. Objetivou-se avaliar quais são as atividades de socioeducação e segurança desempenhadas por AS e que fatores do seu contexto laboral favorecem ou dificultam a realização do seu trabalho. Foi realizado estudo qualitativo, no qual foram entrevistados 13 AS, de uma instituição na Região Sul do Brasil. Os resultados indicaram que as atividades de socioeducação são feitas de modo mais informal e pontuais, conforme visão de mundo do AS, com foco nos vínculos interpessoais. As de segurança envolvem ações para garantir a salvaguarda das pessoas que circulavam na instituição: contenção física, evitação da violência e vigilância. Conclui-se que os AS necessitam de um programa de educação permanente que permita qualificar as atividades de socioeducação, e que no trabalho seja considerado maior protagonismo deles.pt_BR
dc.description.abstractThe socio-educational measures aim to make teenagers responsible regarding the consequences to the ionfraction act committed, including their social integration and liberty deprivation or rights restriction. The socio-educational agents (SEA) have the educational role of developing actions that contribute to resocialization and teenagers’ rights maintenance and to ensure defense and social protection. The objective was to assess which socio-educational and security activities are developed by SEA and what labor context factors support or hinder the work realization. A qualitative study was carried out, in which 13 SEA from an institution in the Southern region of Brazil were interviewed. The results indicate that socio-educational activities were developed in an informal and one-off way, according to SEA point of view, focused on interpersonal bond. The security activities refer to actions to ensure the safeguard to people that move in the institution: physical restraint, avoidance of violence, and surveillance. In conclusion, the SEA need a permanent educational program that allow qualifying the socio-educational activities and, in work context, that their protagonist role is considered.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de psicologia social do trabalho. São Paulo. Vol. 26 (2023), e-185433, [16 p.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocio-educational agenten
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTeenagers and youthen
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectAdolescente institucionalizadopt_BR
dc.subjectSocio-educational measuresen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.title“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducadorpt_BR
dc.title.alternative“I want to see a little more” : socio-educational agent activities and work contexten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001196445pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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