“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador
dc.contributor.author | Monteiro, Janine Kieling | pt_BR |
dc.contributor.author | Tessaro, Luiz Gustavo Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Guerin, Marina | pt_BR |
dc.contributor.author | Marin, Angela Helena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T04:57:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-3717 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/272194 | pt_BR |
dc.description.abstract | As medidas socioeducativas visam a responsabilização de adolescentes quanto às consequências de atos infracionais cometidos, incluindo sua integração social e privação de liberdade ou restrição de direitos. Os agentes socioeducadores (AS) têm o papel educativo de desenvolver ações que contribuam para ressocialização e manutenção de direitos destes adolescentes e assegurar defesa e proteção social. Objetivou-se avaliar quais são as atividades de socioeducação e segurança desempenhadas por AS e que fatores do seu contexto laboral favorecem ou dificultam a realização do seu trabalho. Foi realizado estudo qualitativo, no qual foram entrevistados 13 AS, de uma instituição na Região Sul do Brasil. Os resultados indicaram que as atividades de socioeducação são feitas de modo mais informal e pontuais, conforme visão de mundo do AS, com foco nos vínculos interpessoais. As de segurança envolvem ações para garantir a salvaguarda das pessoas que circulavam na instituição: contenção física, evitação da violência e vigilância. Conclui-se que os AS necessitam de um programa de educação permanente que permita qualificar as atividades de socioeducação, e que no trabalho seja considerado maior protagonismo deles. | pt_BR |
dc.description.abstract | The socio-educational measures aim to make teenagers responsible regarding the consequences to the ionfraction act committed, including their social integration and liberty deprivation or rights restriction. The socio-educational agents (SEA) have the educational role of developing actions that contribute to resocialization and teenagers’ rights maintenance and to ensure defense and social protection. The objective was to assess which socio-educational and security activities are developed by SEA and what labor context factors support or hinder the work realization. A qualitative study was carried out, in which 13 SEA from an institution in the Southern region of Brazil were interviewed. The results indicate that socio-educational activities were developed in an informal and one-off way, according to SEA point of view, focused on interpersonal bond. The security activities refer to actions to ensure the safeguard to people that move in the institution: physical restraint, avoidance of violence, and surveillance. In conclusion, the SEA need a permanent educational program that allow qualifying the socio-educational activities and, in work context, that their protagonist role is considered. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de psicologia social do trabalho. São Paulo. Vol. 26 (2023), e-185433, [16 p.] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Socio-educational agent | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Teenagers and youth | en |
dc.subject | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject | Adolescente institucionalizado | pt_BR |
dc.subject | Socio-educational measures | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Work | en |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | “Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador | pt_BR |
dc.title.alternative | “I want to see a little more” : socio-educational agent activities and work context | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001196445 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)