Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlves, Artur Basílio Venturellapt_BR
dc.contributor.authorVanz, Samile Andrea de Souzapt_BR
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignaciopt_BR
dc.contributor.authorWandercil, Marcopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-27T04:57:48Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2525-703Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272184pt_BR
dc.description.abstractObjetiva investigar se e como as Instituições de Ensino Superior brasileiras ranqueadas na edição 2020/2021 do Ranking de Shanghai, Leiden, QS e THE mencionam rankings em seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). A pesquisa é justificada pelo crescente uso dos rankings para a gestão universitária e adota uma abordagem qualitativa, analisando a presença e o conteúdo das menções aos rankings nos PDI's. Os resultados mostram que 59,6% das universidades analisadas em 2022 mencionaram rankings em seus PDI's, representando um aumento de 7,9% em relação ao estudo de 2019. Observou-se uma variedade de abordagens e enfoques nos PDI's, tais como: realização de análise aprofundada dos rankings, simples referência à posição institucional alcançada, adoção de metas de desempenho e a criação de espaços de monitoramento de resultados. Conclui-se que o interesse pelos rankings acadêmicos por parte das universidades brasileiras presentes nas principais tabelas classificatórias internacionais vem aumentando de forma significativa.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the study is to investigate whether and how Brazilian Higher Education Institutions (HEIs) ranked in the 2020/2021 edition of Shanghai Ranking, Leiden, QS and THE mention academic rankings in their Institutional Development Plan (PDI). The research is justified by the increasing use of rankings for university management and adopts a qualitative approach, analyzing the presence and content of mentions of rankings in PDI's. The results show that 59.6% of the universities analyzed in 2022 mentioned rankings in their PDI's, representing an increase of 7.9% compared to the 2019 study. A variety of approaches are observed in the PDI's, such as: performing in-depth analysis of rankings; simple reference to the institutional position reached; adoption of performance targets; the creation of spaces for monitoring results. It concludesthat the interest in academic rankings, on the part of Brazilian universities that appear in the main international ranking tables, has been increasing significantly.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Estudos Aplicados em Educação [recurso eletrônico]. São Caetano do Sul, SP : USCS, 2021. Vol. 8 (2023), e20239257pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity rankingsen
dc.subjectRankings universitáriospt_BR
dc.subjectInstitutional development plansen
dc.subjectCollege educationen
dc.subjectExternal assessmenten
dc.subjectUniversity governanceen
dc.titleRankings universitários internacionais nos instrumentos de gestão das universidades brasileiras ranqueadaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194202pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples