Desempenho dos participantes da I Olimpíada de Educação Financeira do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Participants performance in the First Financial Education Olympiad in Rio Grande do Sul
Assunto
Resumo
A Educação Financeira permite escolhas conscientes e seguras sobre finanças, oportunidades e futuro. Este estudo objetivou analisar o desempenho dos participantes da I Olimpíada de Educação Financeira no Rio Grande do Sul (I OBEF RS) relacionado aos conteúdos de Educação Financeira. Realizou-se a análise das provas aplicadas em 2019 nas três fases, para os cinco níveis. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental. Participaram desta pesquisa 2.94 ...
A Educação Financeira permite escolhas conscientes e seguras sobre finanças, oportunidades e futuro. Este estudo objetivou analisar o desempenho dos participantes da I Olimpíada de Educação Financeira no Rio Grande do Sul (I OBEF RS) relacionado aos conteúdos de Educação Financeira. Realizou-se a análise das provas aplicadas em 2019 nas três fases, para os cinco níveis. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental. Participaram desta pesquisa 2.948 alunos, de escolas públicas e privadas, do 2º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, dos quais se constatou melhora no desempenho ao longo da olimpíada. Na primeira fase, as escolas públicas apresentaram o maior percentual de participantes classificados, 52,1% em relação a 47,9% das privadas, e o nível um pontuou o maior percentual de aprovados. Na segunda fase, embora as escolas privadas tenham apresentado o maior percentual de classificados (53,3%), não houve diferenças significativas. Os níveis três a cinco apresentaram o maior percentual de aprovação. Na terceira fase, que premiou os medalhistas nacionais, predominou as escolas públicas, com 81,8% dos alunos. Dentre os nove medalhistas das escolas públicas, sete são de escola militar e foram os que apresentaram o melhor desempenho, sendo estes dos níveis três a cinco. Em relação ao gênero, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas. Este estudo promoveu a inserção do tema Educação Financeira no contexto escolar, destacando a importância da participação dos alunos na I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (I OBEF) e fortalecendo o mapeamento das habilidades sobre assuntos relacionados à Educação Financeira. ...
Abstract
Financial education allows conscious and secure choices about finances, opportunities and future. This study aimed to analyze participants performance in Olympiad of Financial Education in Rio Grande do Sul (I OBEF RS), in relation to Financial Education contents. An analysis of the three phases tests applied in 2019 to five levels of students was carried out. As for the methodological procedures, it is a quantitative, descriptive and documentary research. There were 2,948 pupils participating, ...
Financial education allows conscious and secure choices about finances, opportunities and future. This study aimed to analyze participants performance in Olympiad of Financial Education in Rio Grande do Sul (I OBEF RS), in relation to Financial Education contents. An analysis of the three phases tests applied in 2019 to five levels of students was carried out. As for the methodological procedures, it is a quantitative, descriptive and documentary research. There were 2,948 pupils participating, from public and private schools, from the 2nd year of elementary school up to the 3rd year of high school. It was noticed their performance’s improvement throughout the Olympiad. In the first stage, public schools had the highest percentage of participants classified (52.1%), and private schools had 47.9%, and level one had the highest percentage of those approved. In the second stage, although the private schools showed the highest percentage of students classified (53.3%), the differences found were not significant. Levels 3 to 5 had the highest approval percentage. In the third stage, which gave rise to the national medalists, public schools predominated, with 81.8% of the students. Among the nine public schools’ medalists, seven were from military school, and they performed better in comparison with the total medal-winners, from levels 3 to 5. Regarding gender, there were no statistically significant differences. This study promoted the inclusion of this theme in the classrooms, highlighting the importance of pupils’ participation in the I Brazilian Olympiad of Financial Education (I OBEF) and strengthening the skills mapping of financial education matters. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Coleções
-
TCC Ciências Contábeis (869)
Este item está licenciado na Creative Commons License