Livros estrangeiros e materiais didáticos do laboratório de matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (1940-1970) : indícios sobre a formação de normalistas
dc.contributor.author | Dalcin, Andréia | pt_BR |
dc.contributor.author | Fischer, Maria Cecilia Bueno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T05:06:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1011-2251 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271772 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto tem o propósito de discutir alguns livros e materiais didáticos localizados no acervo digital e físico do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. O acervo conta com 731 livros, sendo que destes 272 são de autores estrangeiros, além de variados materiais didáticos, como o material de Cuisenaire e o Quadrimath, entre outros, confeccionados por normalistas do Instituto. Estes livros e materiais nos auxiliam a conhecer e compreender os saberes e práticas relacionados à matemática que estiveram presentes na formação das normalistas desta instituição entre 1940 e 1970. As informações localizadas no diálogo com as fontes consultadas nos permitem inferir que os saberes e práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem da matemática que aconteciam no Instituto de Educação, em especial no Laboratório de Matemática, acompanhavam as discussões e tendências internacionais. Percebe-se uma preocupação constante em compreender o que está sendo estudado e discutido sobre os processos de ensinar e aprender matemática, principalmente nos Estados Unidos e Europa. | pt_BR |
dc.description.abstract | El objetivo de este texto es discutir algunos libros y materiales didácticos ubicados en el acervo digital y físico del Laboratorio de Matemáticas del Instituto de Educación General Flores da Cunha, en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. El acervo cuenta con 731 libros, de los cuales 272 son de autores extranjeros, además de diversos materiales didácticos, como el material de Cuisenaire y el Quadrimath, entre otros, elaborados por estudiantes normalistas del Instituto. Estos libros y materiales nos ayudan a conocer y comprender los saberes y prácticas relacionados con las matemáticas que estuvieron presentes en la formación de normalistas de esta institución entre 1940 y 1970. La información encontrada en el diálogo con las fuentes consultadas nos permite inferir que los saberes y prácticas relacionadas con la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas que se desarrollaron en el Instituto de Educación, especialmente en el Laboratorio de Matemáticas, siguieron las discusiones y tendencias internacionales. Había una preocupación constante por comprender lo que se estudiaba y discutía sobre los procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, principalmente en Estados Unidos y Europa. | es |
dc.description.abstract | The text aims to discuss some books and didactic materials located in the digital and physical collection of the Mathematics Laboratory of the General Flores da Cunha Education Institute in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. The collection has 731 books, 272 of which are by foreign authors, in addition to various didactic materials, such as the Cuisenaire material and the Quadrimath, among others, made by normalists of the Institute. These books and materials help us to know and understand the knowledge and practices related to Mathematics that were present in the training of normalists at this institution between 1940 and 1970. The information found in the dialogue with the consulted sources allows us to infer that the knowledge and practices related to mathematics teaching and learning that took place at the Institute of Education, especially at the Mathematics Laboratory, accompanied international discussions and trends. We identify a constant concern to understand what is being studied and discussed about the processes of teaching and learning mathematics, mainly in the United States and Europe. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Paradigma (Maracay). Vol. 44, n. 2 (jul. 2023), p. 506 - 528 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores que enseñan matemáticas | es |
dc.subject | Curso normal | es |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Libros extranjeros | es |
dc.subject | Materiales didácticos | es |
dc.subject | Formation of teachers who teach mathematics | en |
dc.subject | Normal course | en |
dc.subject | Foreign books | en |
dc.subject | Didactic materials | en |
dc.title | Livros estrangeiros e materiais didáticos do laboratório de matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (1940-1970) : indícios sobre a formação de normalistas | pt_BR |
dc.title.alternative | Libros extranjeros y materiales didácticos del laboratório de matemáticas del Instituto de Educación General Flores da Cunha (1940-1970) : evidencias sobre la formación de normalistas | es |
dc.title.alternative | Foreign books and didactic materials from the mathematics laboratory of the General Flores da Cunha Education Institute : evidence on the normalists formation | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001176304 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Humanas (6885)
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Exatas e da Terra (6101)