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dc.contributor.advisorCallegaro, Aline Marianpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Brenda Borgapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T05:02:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271659pt_BR
dc.description.abstractO processo de desenvolvimento de serviços de forma sistemática é importante para a oferta de serviços de qualidade e a melhoria contínua da experiência dos colaboradores e pacientes. Este estudo propõe apresentar o diagnóstico de serviços de uma clínica escola de fisioterapia de uma instituição pública com melhorias, de acordo com as necessidades prioritárias das partes envolvidas. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram utilizadas ferramentas para o diagnóstico do modelo de serviços e melhorias. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários. A análise dos dados permitiu identificar as necessidades das partes envolvidas na clínica e priorizar os requisitos técnicos do diagnóstico de serviços. Com base nisso, foi realizado o diagnóstico do modelo de serviços da clínica com sugestões de melhorias. Dentre as melhorias sugeridas podem ser citadas o aprimoramento do agendamento de sessões, a organização de prontuários e a comunicação interna/externa da clínica. O uso de tecnologias e sistemas de gerenciamento foi sugerido para otimizar esses processos. Destaca-se a importância de abordar a acessibilidade na clínica escola de fisioterapia, enfatizando sua relevância na busca pela inclusão e pela igualdade. Os resultados contribuíram com a compreensão dos processos da clínica, das necessidades dos colaboradores e dos pacientes. Essas melhorias de serviço não apenas beneficiam diretamente os pacientes, proporcionando uma experiência mais satisfatória, como também fortalecem a imagem da clínica como uma instituição de referência na área da fisioterapia. Assim, este estudo permite entender a importância da busca constante pela melhoria contínua do diagnóstico de serviços, por meio do acompanhamento das demandas e oferta de serviços eficazes e atualizados.pt_BR
dc.description.abstractThe process of systematically developing services is important for providing quality services and continuously improving the experience for both employees and patients. This study aims to present the service diagnosis of a public institution's physiotherapy school clinic with improvements, in accordance with the prioritized needs of the involved parties. Employing a qualitative approach, tools were used for diagnosing the service model and identifying areas for improvement. Data were collected through interviews and questionnaires. Data analysis allowed for the identification of the clinic's Stakeholders' needs and prioritization of technical requirements for the service diagnosis. Based on this, a diagnosis of the clinic's service model was conducted, along with suggested improvements. Among the suggested improvements, we can mention the enhancement of session scheduling, better organization of patient records, and improved internal/external communication within the clinic. The use of technology and management systems was recommended to streamline these processes. Emphasizing the importance of addressing accessibility in the physiotherapy school clinic, this study underscores its relevance in promoting inclusion and equality. The results have contributed to a better understanding of the clinic's processes, as well as the needs of both employees and patients. These service improvements not only directly benefit the patients by providing a more satisfactory experience but also enhance the clinic's reputation as a leading institution in the field of physiotherapy. Thus, this study underscores the importance of continually seeking service diagnosis improvement through ongoing monitoring of demands and the provision of effective and up-to-date services.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectService developmenten
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.subjectEngenharia de serviçospt_BR
dc.subjectService diagnosisen
dc.subjectService improvementen
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectPhysiotherapy school clinic servicesen
dc.titleDiagnóstico de serviços de uma clínica escola de fisioterapia com sugestões de melhoriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186067pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Serviços – Litoral Norte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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