Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente
dc.contributor.author | Avila, Bárbara Gorziza | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.contributor.author | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Guterer, Patricia Regina Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T04:42:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271209 | pt_BR |
dc.description.abstract | Recursos como os mundos virtuais têm se mostrado como uma nova tendência para a construção de laboratórios virtuais de aprendizagem. Entretanto, a capacitaç ão docente para o uso de tais ferramentas ainda constitui um de safio, sendo necessária a investigação de estratégias capazes de viabilizar a aproximação docente a estes recursos. Em meio a este contexto, o presente artigo busca apresentar um conjunto de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas com vistas à capacitaç ão docente para a autoria sobre mundos virtuais. Nos primeiros passos desta pesquisa, dois experimentos envolvendo a autoria em mundos virtuais foram conduzidos com estudantes de licenciatura, ambos em uma disciplina ministrada a distância. A partir dos resultados obtidos nestes experimentos, foi idealizado um conjunto de estratégias para uma nova proposta de capacitação docente sobre o uso dos mundos virtuais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resources like virtual worlds have been shown to be a new trend for building virtual learning labs. However, teacher training for the use of such tools is still a challenge, research strategies capable of facilitating the teaching approach to these resources is required. Amid this context, this article seeks to present a set of initiatives that have be en developed with a view to teacher training for authors on virtual worlds. In the first steps of this research, two experiments involving authoring in virtual worlds were conducted with undergraduate students, both on the same subject distance. From the results obtained in these experiments, was de signed a set of strategies for a new proposal for teacher training on the use of virtual worlds. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), p. [1]-11 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Virtual worlds | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Strategies | en |
dc.title | Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente | pt_BR |
dc.title.alternative | Authorship in virtual worlds : a new challenge to the te acher | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194974 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40917)Humanities (7117)