Os efeitos de uma linguística como reflexão antropológica no ensino e na pesquisa : texto autoavaliativo em análise
dc.contributor.author | Knack, Carolina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T04:45:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-3985 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271148 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva explorar os efeitos da consideração da produção de textos, especificamente de textos autoavaliativos, como um fenômeno possível de ser abordado por uma antropologia da enunciação. Para isso, primeiramente, apresenta as perspectivas enunciativa de Benveniste e antropológico-enunciativa de Flores. Em seguida, desloca-as ao contexto educacional de modo articulado ao relato docente quanto à elaboração de portfólio como instrumento (auto)avaliativo que possibilita ao discente tematizar sua posição de falante. O percurso teórico-analítico produz efeitos tanto para o fazer do professor, na proposição de atividades e instrumentos avaliativos, quanto para o fazer do linguista, na proposição de encaminhamentos para a abordagem de fenômenos situados no contexto educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to explore the effects of considering the production of texts, specifically self-evaluative texts, as a phenomenon that can be approached through an anthropology of enunciation. To achieve this, it first presents the enunciative perspectives of Benveniste and the anthropological-enunciative approach of Flores. Subsequently, it applies these perspectives to the educational context, specifically in relation to the teacher’s account of portfolio development as a self-assessment instrument that enables the student to thematize their position as a speaker. The theoretical-analytical journey produces effects both on the teacher’s practices, in the design of activities and assessment tools, and on the linguist’s approach to phenomena situated within the educational context. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Letras (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 33, nesp 1 (2023), p. [56]-66 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Enunciation anthropology | en |
dc.subject | Benveniste, Emile, 1902-1976 | pt_BR |
dc.subject | Portfolio | en |
dc.subject | Enunciação | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Self-assessment | en |
dc.subject | Autoavaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Os efeitos de uma linguística como reflexão antropológica no ensino e na pesquisa : texto autoavaliativo em análise | pt_BR |
dc.title.alternative | The effects of linguistics as anthropological reflection on teaching and research : the self-evaluative text under analysis | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001195079 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40021)Linguística, Letras e Artes (2709)