Show simple item record

dc.contributor.authorKnack, Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-26T04:45:53Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1519-3985pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271148pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva explorar os efeitos da consideração da produção de textos, especificamente de textos autoavaliativos, como um fenômeno possível de ser abordado por uma antropologia da enunciação. Para isso, primeiramente, apresenta as perspectivas enunciativa de Benveniste e antropológico-enunciativa de Flores. Em seguida, desloca-as ao contexto educacional de modo articulado ao relato docente quanto à elaboração de portfólio como instrumento (auto)avaliativo que possibilita ao discente tematizar sua posição de falante. O percurso teórico-analítico produz efeitos tanto para o fazer do professor, na proposição de atividades e instrumentos avaliativos, quanto para o fazer do linguista, na proposição de encaminhamentos para a abordagem de fenômenos situados no contexto educacional.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to explore the effects of considering the production of texts, specifically self-evaluative texts, as a phenomenon that can be approached through an anthropology of enunciation. To achieve this, it first presents the enunciative perspectives of Benveniste and the anthropological-enunciative approach of Flores. Subsequently, it applies these perspectives to the educational context, specifically in relation to the teacher’s account of portfolio development as a self-assessment instrument that enables the student to thematize their position as a speaker. The theoretical-analytical journey produces effects both on the teacher’s practices, in the design of activities and assessment tools, and on the linguist’s approach to phenomena situated within the educational context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLetras (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 33, nesp 1 (2023), p. [56]-66pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnunciation anthropologyen
dc.subjectBenveniste, Emile, 1902-1976pt_BR
dc.subjectPortfolioen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectSelf-assessmenten
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs efeitos de uma linguística como reflexão antropológica no ensino e na pesquisa : texto autoavaliativo em análisept_BR
dc.title.alternativeThe effects of linguistics as anthropological reflection on teaching and research : the self-evaluative text under analysisen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001195079pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record