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dc.contributor.advisorZanini, Claudio Vesciapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Tainara Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2024-01-19T03:24:25Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271044pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a presença de certos elementos da literatura gótica no romance Corações Migrantes (1995), de Maryse Condé, tendo como base as contribuições de Botting (1996) e França (2017) sobre a estética do gótico, bem como os apontamentos de Grada Kilomba (2019) sobre o racismo cotidiano e como este afeta o indivíduo negro. O objetivo da pesquisa é colaborar com os estudos realizados na área de estudos do gótico, assim como introduzir um novo olhar à história do povo negro, explorando suas relações com o sombrio e como este se liga à negritude. Ao retomar O Morro dos Ventos Uivantes (1847) em seu romance, Condé transporta a história do interior da Inglaterra para Guadalupe, em um processo de reconstrução da narrativa originalmente protagonizada por uma mulher branca, trocando-a por uma mulher negra. As paisagens do Caribe, bem como os diferentes contextos, experiências, preconceitos e desigualdades, articulam horrores historicamente associados à negritude a três tropos recorrentes na literatura gótica aqui analisados: o Locus Horribillis, o retorno ameaçador do passado e a personagem monstruosa.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the presence of certain elements of Gothic literature in the novel Windward Heights (1995), by Maryse Condé, based on the contributions of Botting (1996) and França (2017) on Gothic aesthetics, as well as Grada Kilomba’s notes (2008) about everyday racism and how it affects the black individual. The objective of the research is to collaborate with the studies carried out in the area of Gothic studies, as well as to introduce a new look at the history of black people, exploring their relationship with the dark and how it connects to blackness. Resuming Wuthering Heights (1847) in his novel, Condé transports the history of the English countryside to Guadeloupe, in a process of reconstructing the story originally carried out by a white woman, exchanging her for a black one. The landscapes of the Caribbean, as well as the different contexts, experiences, prejudices and inequalities, articulate horrors historically associated with blackness to three recurrent tropes in Gothic literature analyzed here: the Locus Horribillis, the threatening return of the past and the monstrous character.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura negrapt_BR
dc.subjectBlack literatureen
dc.subjectLiteratura góticapt_BR
dc.subjectGothicen
dc.subjectRacismo na literaturapt_BR
dc.subjectWindward heightsen
dc.subjectNegritude (Movimento literário)pt_BR
dc.subjectGuadeloupe literatureen
dc.titleGótico e negritude : uma leitura do romance corações migrantes, de Maryse Condépt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145007pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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