Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWeber, Raquel Elisapt_BR
dc.contributor.authorMeggiato, Amanda Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorLuna, Fabiana de Miranda Rochapt_BR
dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T03:22:32Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1982-7199pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271031pt_BR
dc.description.abstractA leitura e a matemática envolvem uma série de habilidades e processos indispensáveis ao desenvolvimento acadêmico e pessoal do indivíduo. Tanto a leitura quanto a matemática são domínios amplos, resultantesde diferentes componentes que se complementam. Quando as crianças ingressam na escola, um dos focos principais do seu desenvolvimento passa a ser o processo de escolarização, ou seja, a aprendizagem ou a não aprendizagem dos conhecimentos formais. Diante disso, surge a necessidade de avaliar esse processo de desenvolvimento. No âmbito escolar e clínico, avaliar tais habilidades é fundamental para compreender o desempenho do aluno e guiar decisões pedagógicas e terapêuticas. No entanto, os profissionais convivem com a escassez de instrumentos de medida desenvolvidos para a avaliação de habilidades acadêmicas e normatizados para a população brasileira. O artigo tem como objetivo discutir acerca da importância do uso combinado de testes padronizados e normatizados e não padronizados, suas possibilidades e limitações, além de apresentar alguns instrumentos nacionais e estrangeiros que avaliam as habilidades matemáticas e leitoras em crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As considerações deste estudo apontam para a necessidade do uso combinado de instrumentos padronizados e normatizados e tarefas informais de pesquisa para uma precisão diagnóstica, obtendo um panorama geral e minucioso das capacidades e fragilidades dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractReading and mathematics involve a series of skills and processes indispensable to the individual's academic and personal development. Both reading and mathematics are broad domains, resulting from different components that complement each other. When children enter school, one of the main focuses of their development becomes the schooling process, that is, learning or not learning formal knowledge. Therefore, there is a need to evaluate this developmental process. At school and in the clinic, evaluating such skills is fundamental to understanding student performance and guiding pedagogical and therapeutic decisions. However, professionals live with the scarcity of measurement instruments developed for the evaluation of academic skills and standardized for the Brazilian population. The article aims to discuss the importance of the combined use of standardized and non-standardized tests, their possibilities and limitations, in addition to presenting some national and foreign instruments that assess mathematical and reading skills in preschool and early elementary school children. The considerations of this study point to the need for the combined use of standardized instruments and informal research tasks for diagnostic accuracy, obtaining a general and detailed overview of the students' abilities and weaknesses.en
dc.description.abstractLa lectura y las matemáticas implican una serie de habilidades y procesos que son esenciales para el desarrollo académico y personal de un individuo. Tanto la lectura como las matemáticas son dominios amplios, resultado de diferentes componentes que se complementan entre sí. Cuando los niños empiezan la escuela, uno de los principales focos de su desarrollo pasa a ser el proceso de escolarización, es decir, aprender o no aprender conocimientos formales. Esto plantea la necesidad de evaluar este proceso de desarrollo. En el ámbito escolar y clínico, la evaluación de estas habilidades es fundamental para comprender el rendimiento del alumno y orientar las decisiones pedagógicas y terapéuticas. Sin embargo, los profesionales se enfrentan a la escasez de instrumentos de medición desarrollados para evaluar las habilidades académicas y estandarizados para la población brasileña. El objetivo de este artículo es discutir la importancia del uso combinado de pruebas estandarizadas y normalizadas y no estandarizadas, sus posibilidades y limitaciones, así como presentar algunos instrumentos nacionales y extranjeros que evalúan las habilidades matemáticas y de lectura en niños de Educación Infantil y de losPrimeros Años de la Enseñanza Fundamental. Las consideraciones de este estudio apuntan a la necesidad del uso combinado de instrumentos estandarizados y no estandarizados y tareas informales de investigación para la precisión diagnóstica, obteniendo una visión general y detallada de las habilidades y debilidades de los alumnos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP. Vol. 17 (jan./dez. 2023), e4423105, p. 1-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectStandardized testsen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectInformal assessmenten
dc.subjectReadingen
dc.subjectMedidas educacionaispt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectPrueba estandarizadaes
dc.subjectPrueba no estandarizadaes
dc.subjectLecturaes
dc.subjectMatemáticases
dc.titleAvaliação das habilidades matemáticas e leitoras iniciais : instrumentos de medida na escola e na clínicapt_BR
dc.title.alternativeAssessment of initial mathematics and reading skills : measurement instruments at school and in the clinicen
dc.title.alternativeEvaluación de habilidades matemáticas y lectoras tempranas : instrumentos de medición en la escuela y en la clínicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194584pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples