Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T03:21:45Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2447-6099pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271019pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, desenvolve-se um estudo qualitativo documental que investiga a disciplina de Introdução ao Campo da Docência, que compõe o início do percurso curricular de um curso de Licenciatura em Química vinculado a uma universidade federal. Investigam-se documentos produzidos pelo docente ministrante e pelos estudantes, ao longo das atividades letivas, bem como é realizada a análise de conteúdo dos dados emergentes. Os resultados mostram que os participantes da pesquisa, de forma majoritária: justificavam a escolha pelo curso com base em aspectos intrínsecos à docência, não havendo ponderações mais sistemáticas sobre a conjuntura do trabalho docente; pontuavam razões com viés pragmático e outras de natureza crítica para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica; indicavam que as melhores estratégias didáticas, na escola, deveriam abranger tópicos do contexto dos alunos interpelados; em relação à avaliação da aprendizagem escolar, mencionavam visões tradicionais (próximas da ação de aferir resultados); sobre o entendimento acerca de qual seria o perfil de um bom professor de Química, evocavam atributos relacionais, estratégicos e de conhecimento; entendiam o currículo de forma limitada, como programa de conteúdos a serem ensinados, sem haver menção direta a temas de abrangência social, política e econômica do contexto contemporâneo; definiam a formação docente como movimento mais vinculado ao modelo da racionalidade técnica. Os aspectos levantados mostram-se com potencial para a construção de reflexões teórica e empiricamente embasadas sobre a formação de professores centrada na racionalidade crítica e na tendência filosófica transformadora da realidade.pt_BR
dc.description.abstractIn this work a qualitative documental study is developed that investigates the subject Introduction to the Field of Teaching which makes up the beginning of the curricular path of an Academic Program in Chemistry Teacher Education linked to a federal university. Documents produced by the university professor and the students are investigated throughout the teaching activities, as well as the content analysis of the emerging data. The results show that the majority of research participants: justified their choice of course based on aspects intrinsic to teaching, with no more systematic considerations about the situation of teaching work; they pointed out reasons with a pragmatic bias and others of a critical nature for the teaching of Natural Sciences in Basic Education; indicated that the best didactic strategies at school should cover topics from the context of the students questioned; regarding the evaluation of school learning, they mentioned traditional views (close to the action of measuring results); regarding the understanding of what would be the profile of a good chemistry teacher, evoked relational, strategic and knowledge attributes; understood the curriculum in a limited way, as a program of contents to be taught, without direct mention of social, political and economic issues of the contemporary context; defined teacher education as a movement more linked to the model of technical rationality. The aspects raised show potential for the construction of theoretical and empirically grounded reflectionson teacher education centered on critical rationality and on the philosophical tendency that transforms reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 9, n.3 (2023), p. 153-179pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectGood chemistry teacheren
dc.subjectCritical rationalityen
dc.titleIntrodução ao campo da docência : reflexões pertinentes ao início da trajetória discente na licenciatura em Químicapt_BR
dc.title.alternativeIntroduction to the field of teaching : reflections relevant to the beginning of the student path in the academic program in chemistry teacher educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194438pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples