Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde
dc.contributor.author | Almeida, Viviane Christine dos Reis Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Jaqueline Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Gimerson Erick | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, João Lucas Campos de | pt_BR |
dc.contributor.author | Miraveti, Jocilene de Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Mara Regina Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-13T03:41:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1517-3852 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270953 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: analisar os níveis de satisfação, autoconfiança e au-toeficácia no uso da simulação clínica entre acadêmicos e pro-fissionais da saúde. Métodos: estudo transversal, baseado no Design Science Research Methodology, com 156 profissionais e 149 acadêmicos da área de saúde, que participaram da capaci-tação para uso de equipamentos de proteção individual na pan-demia da COVID-19, mediada por Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. Os participantes responderam ao questionário socio-laboral e escalas validadas. Utilizou-se análise descritiva, testes Qui-quadrado e t Student em amostras independentes para análise de dados, considerando-se significativo p<0,05. Resul-tados: verificou-se altos níveis gerais de satisfação (média ±desvio-padrão: 4,72±0,58), autoconfiança (4,44±0,78) e autoe-ficácia (4,03±1,17) para itens favoráveis). Na comparação, iden-tificou-se diferenças estatísticas significativas em sete itens da escala de satisfação dos estudantes e autoconfiança com apren-dizagem, e seis da escala de autoeficácia geral com p<0,05. Con-clusão: os acadêmicos apresentaram maiores médias relaciona-das à satisfação e autoconfiança com aprendizagem, enquanto profissionais apresentaram maiores médias relacionadas à autoeficácia, resultados que corroboram para continuidade de práticas envolvendo simulação clínica, propiciando segurança e qualidade aos procedimentos. Contribuições para a prática: os resultados apontamque as atividades contribuíram positi-vamente, potencializando oportunidades de aprendizagem e vivências práticas, que refletem na excelência das rotinas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objective: to analyze the levels of satisfaction, self-confidence, and self-efficacy in clinical simulations among health under-graduates and professionals. Methods: cross-sectional study based on Design Science Research Methodology, with 156 he-alth professionals and 149 health undergraduates who par-ticipated in an educational session about personal protective equipment use during the COVID-19 pandemic, mediated by Rapid-Cycle Deliberate Practice. Participants responded to a social and work-related questionnaire and to validated scales. For descriptive analysis of independent samples, Chi-squared test and Student’s t were used considering p<0.05 as signifi-cant. Results: we found generally high satisfaction levels (mean ± standard deviation: 4.72±0.58), self-confidence (4.44±0.78), and self-efficacy (4.03±1.17) for favorable items. There were significant statistical differences in seven items in the scale of satisfaction and self-confidence with learning in students, and in six items of the general self-efficacy scale, with p<0.05. Con-clusion: undergraduates showed higher means of satisfaction and self-confidence with learning, while professionals had hi-gher means of self-efficacy. These results can collaborate for the continuity of clinical simulation practices, increasing procedu-ral safety and quality. Contributions to practice: the results show that the activities had a positive contribution, increasing learning opportunities and practical experiences that reflect on the excellence of the routine. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista RENE: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. Vol. 24 (2023), e91858, 10 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Personal protective equipment | en |
dc.subject | Equipamento de proteção individual | pt_BR |
dc.subject | Simulation training | en |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Treinamento por simulação | pt_BR |
dc.title | Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde | pt_BR |
dc.title.alternative | Satisfaction, self-confidence and self-efficacy in the use of clinical simulations : comparisons between health undergraduates and professionals | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001187651 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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