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dc.contributor.authorMutz, Andresa Silva da Costapt_BR
dc.contributor.authorHenning, Paula Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-13T03:40:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1676-2592pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270940pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa já concluída que teve como objetivo mapear as enunciações acerca da natureza no jornal impresso Zero Hora/RS. Pretende, com isso, potencializar problematizações acerca do modo de vida contemporâneo a partir da educação ambiental. Destaca-se as disputas discursivas em torno do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão (Brumadinho/ MG) ocorrido em 25 de janeiro de 2019. Foram selecionadas, a título de amostragem, 6 edições da publicação que fazem parte do conjunto maior de exemplares do jornal publicados ao longo do ano de 2020 e que foram tomados como material empírico na investigação. A metodologia adotada nessa pesquisa é a da Análise Cultural e os procedimentos que foram realizados levaram em conta sua filiação aos chamados Estudos Culturais em Educação. Os resultados da investigação enunciam as problemáticas ambientais em um país que não aprende com as experiências de outras tragédias do passado e a tragédia humana decorrente da catástrofe ambiental. Analisam-se tais enunciações articulando os conceitos de Catástrofe Ambiental, proposto por Meira-Cartea (2005) e Sociedade de Risco, apresentado por Beck (2011), para refletir sobre o papel do Refugo na Modernidade, conforme Bauman (2005).pt_BR
dc.description.abstractThe article presents part of the results of an already completed research that aimed to map the enunciations about nature in the printed newspaper Zero Hora/RS. With this, it intends to enhance problematizations about the contemporary way of life from environmental education. The discursive disputes surrounding the rupture of Dam I of the Córrego do Feijão Mine (Brumadinho/MG) that occurred on January 25, 2019. Are highlighted copies of the newspaper published throughout the year 2020 and which were taken as empirical material in the investigation. The theoretical and methodological framework is supported by Cultural Analysis anchored in Cultural Studies. The results of the investigation enunciate the environmental problems in a country that does not learn from the experiences of other tragedies of the past and the human tragedy resulting from the environmental catastrophe. Such enunciations are analyzed articulating the concepts of Environmental Catastrophe, proposed by Meira-Cartea (2005) and Risk Society, presented by Beck (2011) to reflect on the role of Waste in Modernity, according to Bauman (2005).en
dc.description.abstractEl artículo presenta parte de los resultados de una investigación ya concluida que tuvo como objetivo mapear los enunciados sobre la naturaleza en el diario impreso Zero Hora/RS. Con ello, pretende potenciar problematizaciones sobre el modo de vida contemporáneo desde la educación ambiental. Se destacan las disputas discursivas en torno a la ruptura de la Presa I de la Mina Córrego do Feijão (Brumadinho/MG) ocurrida el 25 de enero de 2019. Se destacan ejemplares del periódico publicados a lo largo del año 2020 y que fueron tomados como material empírico en la investigación. El marco teórico y metodológico se sustenta en el Análisis Cultural anclado en los Estudios Culturales. Los resultados de la investigación enuncian los problemas ambientales de un país que no aprende de las experiencias de otras tragedias del pasado y de la tragedia humana producto de la catástrofe ambiental. Dichos enunciados son analizados articulando los conceptos de Catástrofe Ambiental, propuesto por Meira-Cartea (2005) y Sociedad del Riesgo, presentado por Beck (2011) para reflexionar sobre el papel de los Residuos en la Modernidad, según Bauman (2005).es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofETD: Educação Temática Digital. Campinas, SP. Vol. 25, (2023), e023041, 20 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectEnvironmental tragedyen
dc.subjectCrime ambientalpt_BR
dc.subjectDesastres ambientaispt_BR
dc.subjectBrumadino damen
dc.subjectJournalistic mediaen
dc.subjectMídia impressapt_BR
dc.subjectMídia eletrônicapt_BR
dc.subjectEducación ambientales
dc.subjectEstudios culturaleses
dc.subjectBrumadinho (MG)pt_BR
dc.subjectTragedia ambientales
dc.subjectPresa de Brumadinhoes
dc.subjectMedios periodísticoses
dc.titleO rompimento da barragem de Brumadinho/MG na mídia jornalística : potência para pensar o refugo na modernidadept_BR
dc.title.alternativeBrumadinho/MG’s dam collapse in journalistic media : power to think about wasted human in modernityen
dc.title.alternativeLa rotura de la presa de brumadinho/mg en los medios de comunicación : potencia para pensar la chatarra de la modernidades
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001185624pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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