Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGonçalves, Leandra Gomespt_BR
dc.contributor.authorMutz, Andresa Silva da Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-13T03:40:26Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1518-4919pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270935pt_BR
dc.description.abstractEste artigo decorre de pesquisa em andamento que visa compreender como a plataforma de vídeos YouTube opera no agenciamento de professores, transformando-os em empreendedores digitais. O recorte aqui selecionado diz respeito ao mapeamento de enunciações do material publicado no YouTube Official Blog intitulado Conheça 3 professores que cresceram no YouTube em 2021. Por meio da Análise de Discurso de inspiração foucaultiana, foi possível perceber as operações discursivas utilizadas pela plataforma para atrair docentes e formar o professor youtuber para seguir carreira na plataforma. Uma demonstração da Pedagogia Cultural opera ensejando o empreendedorismo docente digital e a plataformização do trabalho do professor youtuber.pt_BR
dc.description.abstractThis article arises from ongoing research that aims to understand how the video platform YouTube operates in the agency of teachers, transforming them into digital entrepreneurs. The section selected here concerns the mapping of enunciations from the material published on the YouTube Official Blog entitled Meet 3 teachers who grew up on YouTube in 2021. Through Discourse Analysis inspired by Foucault, it was possible to perceive the discursive operations used by the platform to attract teachers and train YouTuber teachers to pursue a career on the platform. A demonstration of Cultural Pedagogy operates by encouraging teaching entrepreneurship and the platformization of the YouTuber teacher's work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTextura : Revista de Educação e Letras. Vol. 25, n. 64 (2023), p. 508-528.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural Pedagogyen
dc.subjectYouTube (Site)pt_BR
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPlatformizationen
dc.titleA pedagogia do Youtube e o empreendedorismo docente digitalpt_BR
dc.title.alternativeThe “Pedagogy” of YouTube and digital teacher entrepreneurship en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001186259pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem