Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMello, Kelli Christianept_BR
dc.contributor.authorBarbiani, Rosângelapt_BR
dc.contributor.authorCiconet, Rosane Mortaript_BR
dc.contributor.authorDalla Nora, Carlise Rigonpt_BR
dc.contributor.authorSchaefer, Rafaelapt_BR
dc.contributor.authorEufrasio Junior, Nelson Luispt_BR
dc.contributor.authorAttademo, Carolinne Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2024-01-13T03:40:06Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1415-2762pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270925pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: descrever as metodologias educativas e seus resultados no ensino de primeiros socorros para professores e estudantes do Ensino Fundamental. Método: revisão de escopo com artigos publicados em português, inglês ou espanhol. Incluíram-se artigos originais, artigos de revisão e relatos de experiência sobre metodologias de ensino-aprendizagem em primeiros socorros. A revisão abrangeu 21 estudos publicados entre os anos de 2015 e 2020. Resultados: abordagens educativas tradicionais do tipo treinamento teórico-prático predominaram; entretanto, como mais efetivas, foram apontadas as metodologias que oportunizam a participação ativa dos educandos na construção dos cenários e desafios de aprendizagem. As competências para educação em primeiros socorros demandam domínio de habilidades, conhecimentos e atitudes, podendo ser desenvolvidas por leigos (professores e estudantes), desde que eles recebam o devido treinamento. Aplicação pré e pós-teste foi o recurso utilizado para aferir os resultados da relação ensino-aprendizagem, com expressiva variabilidade quanto aos critérios amostrais e temporais. Conclusão: independente da metodologia educativa e do método avaliativo utilizados, a aprendizagem de primeiros socorros nas escolas produz impacto positivo na autoeficácia das respostas às situações de emergência, tanto para estudantes quanto para professores. O ensino deve ser estimulado no ambiente escolar, de acordo com as especificidades de faixa etária e com periodicidade anual.pt_BR
dc.description.abstractObjective: to describe educational methodologies and their results in teaching first aid to elementary school teachers and students. Method: scoping review with articles published in Portuguese, English or Spanish. Original articles, review articles and experience reports on teaching-learning methodologies in first aid were included. The review covered 21 studies published between 2015 and 2020. Results: traditional educational approaches of the theoretical-practical training type predominated; however, as more effective, methodologies that provide the active participation of students in the construction of learning scenarios and challenges were highlighted. Competencies for first aid education require mastery of skills, knowledge, and attitudes, and can be developed by lay people (teachers and students) if they receive the appropriate training. Pre- and post-test application was the resource used to assess the results of the teaching-learning relationship, with significant variability in terms of sampling and temporal criteria. Conclusion: regardless of the educational methodology and evaluation method used, learning first aid in schools has a positive impact on self-efficacy in responding to emergency situations, both for students and teachers. Teaching must be encouraged in the school environment, according to the specificities of the age group and on an annual basisen
dc.description.abstractObjetivo: describir metodologías educativas y sus resultados en la enseñanza de primeros auxilios a profesores y alumnos de enseñanza primaria. Método: revisión exploratoria con artículos publicados en portugués, inglés o español. Se incluyeron artículos originales, artículos de revisión e informes de experiencias sobre metodologías de enseñanza-aprendizaje en primeros auxilios. Resultados: la revisión abarcó 21 estudios publicados entre 2015 y 2020. Predominaron los enfoques educativos tradicionales de tipo formativo teórico-práctico, sin embargo, las metodologías que brindan oportunidades para la participación activa de los estudiantes en la construcción de escenarios y desafíos de aprendizaje fueron señaladas como las más efectivas. Las competencias para la enseñanza de primeros auxilios exigen el dominio de habilidades, conocimientos y actitudes, y pueden ser desarrolladas por personas legas (profesores y alumnos), siempre que estén debidamente cualificadas. La aplicación de pre y postest fue el recurso utilizado para evaluar los resultados de la relación enseñanza-aprendizaje, con variabilidad significativa en cuanto a los criterios de muestra y tiempo. Conclusión: independientemente de la metodología educativa y del método de evaluación utilizados, el aprendizaje de primeros auxilios en la escuela tiene un impacto positivo en la autoeficacia para responder a situaciones de emergencia, tanto para los alumnos como para los profesores. La enseñanza debe estimularse en el medio escolar de acuerdo con las especificidades del grupo de edad, con periodicidad anual.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReme : revista mineira de enfermagem. Vol. 27 (2023), e-1523, 11 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.subjectFirst aiden
dc.subjectServiços de saúde escolarpt_BR
dc.subjectSchool health servicesen
dc.subjectTeaching materialsen
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducation, primary and secondaryen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectPrimeros auxilioses
dc.subjectServicios de salud escolares
dc.subjectMateriales de enseñanzaes
dc.subjectEducación primaria y secundariaes
dc.subjectEducación en saludes
dc.titleMetodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros em escolas : revisão de escopopt_BR
dc.title.alternativeEducational methodologies in learning first aid in schools : scope reviewen
dc.title.alternativeMetodologías educativas en el aprendizaje de los primeros auxilios en la escuela : revisión del alcancees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001187920pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples