Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFerreira, Carla da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Nicole Marceli Nunespt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Tiele Netopt_BR
dc.contributor.authorMariante Neto, Flávio Pypt_BR
dc.contributor.authorVasques, Daniel Giordanipt_BR
dc.date.accessioned2024-01-09T03:36:31Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2448-2455pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270743pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar as publicações acadêmicas brasileiras sobre lutas e Educação Física. Utilizou-se a análise de conteúdo por meio de revisão narrativa, com 38 artigos como corpus. Como resultado construímos quatro categorias analíticasempíricas: 1) Espaço e aspectos socioculturais: apontam a falta de infraestrutura e a escassez de materiais como fatores restritivos para a abordagem dos conteúdos de luta nas escolas; 2) Tecnologias/mídias: que servem como ferramentas de auxílio para a inclusão das lutas na Educação Física escolar; 3) Currículo de Educação Física: aborda questões relacionadas a conteúdo, cultura, documentos e professores e 4) Prática pedagógica: que envolve questões mais específicas observadas nos estudos, como metodologias que envolvem a aplicação do conteúdo às aulas, vivências, dimensões do conteúdo, atividades e implicações sobre os temas discutidos no conteúdo, como a associação com a violência, a discriminação de gênero e a sexualidade. Concluímos que os estudos mostram que a abordagem das lutas como conteúdo nas escolas ainda é incipiente, sendo a insegurança do professor fator preponderante para que as lutas não sejam inseridas. Dessa forma, estudos indicam a necessidade de criar materiais e metodologias que auxiliem os professores, possibilitando assim a utilização de conteúdos já consolidados na literatura.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the Brazilian academic publications on fights and Physical Education. We used content analysis through a state of knowledge, with 38 articles as corpus. As results we built four empirical analytical categories: 1) Space and sociocultural aspects: they point the lack of infrastructure and the scarcity of materials as restrictive factors for the approach of the fight contents in schools; 2) Technologies/media: that serve as auxiliary tools for the inclusion of fights in school Physical Education; 3) Physical Education curriculum: addresses issues related to content, culture, documents and teachers; and 4) Pedagogical practice: which involves more specific issues observed in the studies, such as methodologies involving the application of the content to classes, experiences, dimensions of the content, activities and implications about the themes discussed in the content, such as the association with violence, gender discrimination and sexuality. We conclude that the studies show that the approach of fights as content in schools is still incipient, being the insecurity of the teacher a preponderant factor so that fights are not inserted. Thus, studies indicate the need to create materials and methodologies that help teachers, thus enabling the use of content already consolidatedin the literature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJournal of physical education. Maringá. Vol. 34, e3417 (2023) p. 1-14.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFightingen
dc.subjectLutaspt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectFighting Content Difficultiesen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical Practiceen
dc.titleThe teaching of fights in school physical education: a state of knowledge of brazilian studiespt_BR
dc.title.alternativeO ensino das lutas na Educação Física escolar: um estado do conhecimento de estudos brasileirosen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175646pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem