Show simple item record

dc.contributor.authorCardoso, Nicole Marceli Nunespt_BR
dc.contributor.authorVasques, Daniel Giordanipt_BR
dc.date.accessioned2024-01-09T03:35:42Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2314-2561pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270724pt_BR
dc.description.abstractO ano de 2020 foi marcado pela pandemia do COVID-19. Como maneira de prevenir e diminuir a propagação do vírus, o distanciamento social foi empregado e as escolas foram forçadas a fecharem e optarem pelo ensino remoto. O objetivo deste estudo consiste em analisar as diferentes realidades do trabalho docente da Educação Física escolar nas escolas públicas e privadas de PortoAlegre-RS durante a pandemia. Um questionário online foi aplicado com 41 professores do Ensino Fundamental. Nas instituições privadas, as aulas ocorreram em sua maioria em formatos síncronas, com videoaulas e práticas, ressaltando a melhoria de saúde. As instituições públicas demoraram mais para retomar as aulas e optaram por formatos assíncronos e envio de tarefas em formatos e conteúdos diversos. Isso se deu, sobretudo, pela carência de condições para ter acesso a equipamentos tecnológicos e à internet. A liberdade de ação dos sujeitos mostra que as ações docentes são resultantes das suas concepções de mundo, mas também limitadas pela configuração.pt_BR
dc.description.abstractThe year 2020 was marked by the COVID-19 pandemic. As a way to prevent and control the spread of the virus, social distancingwas implemented and schools were forced to close and switch to remote teaching. The objective of this study is to analyze the different realities of Physical Education teaching work in public and private schools in Porto Alegre (RS) during the pandemic. An online questionnaire was completed by 41 elementary school teachers. In private institutions, classes were mainly conducted in synchronous formats, with video lessons and practice, with emphasis on health improvement. Public institutions took longer to resume classes and opted for asynchronous teaching methods and sending assignments in different formats and content. This was mainly due to lack of access to technological equipment and internet service. The subjects’ freedom of action shows that the teaching practices are the result of their own conceptions of the world, but are also limited by other contextual factors.en
dc.description.abstractEl año 2020 estuvo marcado por la pandemia del COVID-19. Para prevenir y frenar la propagación del virus, se empleó el distanciamiento social y las escuelas se vieron obligadas a cerrar y optar por la enseñanza remota. Este estudio tiene como objetivo analizar las diferentes realidades del trabajo docente de Educación Física durante la pandemia en escuelas públicas y privadas de Porto Alegre (RS). Se utilizó un cuestionario en línea con 41 docentes de primaria. En las instituciones privadas, las clases se realizaron principalmente en formatos sincrónicos, con videoclases y prácticas, poniendo énfasis en la mejora de la salud. Las instituciones públicas demoraron más en retomar las clases y optaron por formatos asincrónicos y el envío de tareas con diferentes formatos y contenidos. Esto se debió principalmente a la falta de condiciones en el acceso a equipos tecnológicos e internet. La libertad de acción de los sujetos muestra que las acciones docentes son el resultado de sus concepciones del mundo, pero también están limitadas por la configuración.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducación Física y Ciencia. La Plata. Vol. 24, n.3, e225, (jul./sept. 2022), p. [1-11]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectPublic schoolsen
dc.subjectPrivate schoolsen
dc.subjectEducación Físicaes
dc.subjectPandemiaes
dc.subjectEscuelas públicases
dc.subjectEscuelas privadases
dc.titleEducação Física em escolas públicas e privadas na pandemiapt_BR
dc.title.alternativePhysical Education in public and private schools in the pandemic en
dc.title.alternativeEducación Física en escuelas públicas y privadas durante la pandemia es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175805pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record