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dc.contributor.advisorCeleste, Roger Kellerpt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Maria Eduarda Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-29T03:23:00Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270563pt_BR
dc.description.abstractA pandemia ocasionada pelo Coronavírus (Sars-Cov-2) gerou a demanda e consequentemente despertou um interesse maior pelo trabalho relacionado à telessaúde no mundo todo. Nesse período, no Brasil, o TelessaúdeRS - UFRGS iniciou um processo de telemonitoramento da doença para o qual foi elaborado um questionário para entrevistar, via contato telefônico, os usuários positivados ou sob suspeita de contaminação. Diante disto, o objetivo deste trabalho consiste na investigação das emoções e sentimentos que os processos de trabalho relacionados a telessaúde geraram nos profissionais e usuários do serviço com especial ênfase para o burnout. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com dez profissionais voluntários que participaram do trabalho de telemonitoramento, as quais foram submetidas a análise de conteúdo temática. É proposto um modelo de compreensão do fenômeno a partir de onze categorias correspondentes a dois domínios principais estabelecidos a priori: profissionais e usuários. No domínio dos profissionais encontram-se categorias explicativas relacionadas ao sofrimento, sentimentos, trabalho e burnout, enquanto o domínio dos usuários destacam-se as categorias controle social, informação, isolamento, perda-morte, sensações, sentimento e teleassistência. O contato diário com usuários positivados, os quais traziam questões relacionadas não só à contaminação pelo vírus, mas as dificuldades quanto ao isolamento, perda de familiares e trabalho, foram fatores centrais na forma como os profissionais encararam e vivenciaram o processo. Os achados revelam que os profissionais desenvolveram sinais e sintomas relacionados ao adoecimento que se caracterizam pelo burnout. Quanto aos usuários, os perfis se modificaram ao longo do tempo da pandemia, destacando a forte influência do contato direto com a doença e a morte, bem como das fake news. Isso também traz perspectivas e noções relacionadas ao impacto disso com os profissionais. Este estudo traz novas perspectivas e abordagens para a compreensão das formas de enfrentamento de um surto viral, bem como para o trabalho de telemonitoramento em uma perspectiva tanto de trabalhadores, quanto de usuários.pt_BR
dc.description.abstractThe pandemic caused by the Coronavirus (Sars-Cov-2) generated demand and consequently aroused greater interest in work related to telehealth worldwide. During this period, in Brazil, TelessaúdeRS - UFRGS started a process of telemonitoring the disease, for which a questionnaire was prepared to interview, via telephone contact, users who were positive or suspected of being infected. Given this, the objective of this work is to investigate the emotions and feelings that the work processes related to telehealth generated in professionals and users of the service, with special emphasis on burnout. Individual semi-structured interviews were conducted with ten volunteer professionals who participated in the telemonitoring work, which were subjected to thematic content analysis. A model for understanding the phenomenon is proposed based on eleven categories corresponding to two main domains established a priori: professionals and users. In the domain of professionals, there are explanatory categories related to suffering, feelings, work and burnout, while in the domain of users, the categories social control, information, isolation, loss-death, sensations, feeling and teleassistance stand out. Daily contact with positive users, who brought up questions related not only to contamination by the virus, but the difficulties regarding isolation, loss of family members and work, were central factors in the way professionals faced and experienced the process. The findings reveal that the professionals developed signs and symptoms related to the illness that are characterized by burnout. As for users, profiles have changed over the time of the pandemic, highlighting the strong influence of direct contact with the disease and death, as well as fake news. This also brings perspectives and notions related to the impact of this with professionals. This study brings new perspectives and approaches for understanding ways of coping with a viral outbreak, as well as for telemonitoring work from the perspective of both workers and users.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelemonitoringen
dc.subjectTelemonitoramentopt_BR
dc.subjectTelessaúdept_BR
dc.subjectTelehealthen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectPandemia : Covid 19pt_BR
dc.subjectBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.titleImpactos em uma comunidade e burnout dos profissionais no telemonitoramento da covid 19 : um estudo qualitativopt_BR
dc.title.alternativeImpacts on a community and burnout of professionals during covid 19 telemonitoring : a qualitative studyen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001189769pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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