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dc.contributor.advisorMassa, Clovis Diaspt_BR
dc.contributor.authorPereira Junior, Mario Celsopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-29T03:22:40Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270555pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objeto de pesquisa as obras documentárias Acabar em beleza (2014) e É a vida (2017), do dramaturgo e diretor francês Mohamed El Khatib. O estudo parte da concepção do teatro documentário histórico, com o espetáculo de Erwin Piscator na década de 1920 e de Peter Weiss nos anos 1960. Na contemporaneidade, percebe-se uma expansão dos gestos documentários, distanciando das obras embrionárias. Com isso, a partir das ideias de Marcelo Soler (2008a, 2008b, 2013 e 2015), Béatrice Picon-Vallin (2019a e 2019b), Tania Moguilevskaia (2011, 2013), entre outros pesquisadores, o texto traz a ampliação dessa concepção, a fim de abranger a diversidade de proposições documentárias. Dá-se, assim, o campo dos teatros documentários e seus subgêneros, sendo alguns deles: Documentário Cênico, Performance Documentária, Teatro Conferência, Arquivo Performativo, Pseudodocumentário e Não-ficção. O escrito também apresenta uma contextualização biográfica de El Khatib e de seu coletivo Zirlib, apontando brevemente suas criações documentárias. As análises das peças do corpus demonstram, exemplificam e descrevem os procedimentos dramatúrgicos de documentação utilizados pelo artista em suas obras, tais como: uso de materiais-vida, objetos pessoais, testemunhos, exposição de e-mails e outras mensagens de texto e gravações audiovisuais. Além disso, com base no espectro de possibilidades documentárias, o trabalho propõe mais uma perspectiva conceitual para as peças do dramaturgo francês: o Teatro Documentado.pt_BR
dc.description.abstractThe subject of this dissertation is the documentary works Finir en beauté (2014) and C’est la vie (2017), by French playwright and director Mohamed El Khatib. The study starts from the conception of historical documentary theater, with Erwin Piscator's play in the 1920s and Peter Weiss' in the 1960s. In contemporary times, there has been an expansion of documentary gestures, moving away from the embryonic works. Based on the ideas of Marcelo Soler (2008a, 2008b, 2013 and 2015), Béatrice Picon-Vallin (2019a and 2019b), Tania Moguilevskaia (2011, 2013), and other researchers, the text expands this concept to cover the diversity of documentary proposals. This gives rise to the field of documentary theaters and its subgenres, some of which are: Scenic Documentary, Documentary Performance, Conference Theater, Performative Archive, Pseudodocumentary and Non-fiction. The article also presents a El Khatib’s biographical contextualization and his collective Zirlib, briefly pointing out their documentary creations. The analyses of the plays in the corpus demonstrate, exemplify and describe the dramaturgical documentation procedures used by the artist in his works, such as: the use of life-materials, personal objects, testimonies, exposure of emails and other text messages and audiovisual recordings. Furthermore, based on the spectrum of documentary possibilities, the paper proposes yet another conceptual perspective for the French playwright's plays: Documented Theater.en
dc.description.abstractCe mémoire a pour objet les œuvres documentaires Finir en beauté (2014) et C’est la vie (2017), du dramaturge et metteur en scène français Mohamed El Khatib. L'étude part de la conception du théâtre documentaire historique, avec le spectacle d'Erwin Piscator dans les années 1920 et celui de Peter Weiss dans les années 1960. À l'époque contemporaine, les gestes documentaires se sont multipliés, s'éloignant des œuvres embryonnaires. Dans cette perspective, en s'appuyant sur les idées de Marcelo Soler (2008a, 2008b, 2013 et 2015), Béatrice Picon-Vallin (2019a et 2019b), Tania Moguilevskaia (2011, 2013), et d'autres chercheurs, le texte élargit ce concept pour englober la diversité des propositions documentaires. Cela donne naissance au champ des théâtres documentaires et à ses sous-genres, dont certains sont : Documentaire scénique, Performance documentaire, Théâtre conférence, Archive performative, Pseudodocumentaire et Non fiction. L'article présente également une contextualisation biographique d'El Khatib et de son collectif Zirlib, en soulignant brièvement leurs créations documentaires. Les analyses des pièces du corpus démontrent, illustrent et décrivent les procédures de documentation dramaturgique utilisées par l'artiste dans ses œuvres, telles que : l'utilisation de matériaux-vie, d'objets personnels, de témoignages, l'exposition de courriels et d'autres messages textuels et d'enregistrements audiovisuels. En outre, sur la base du spectre des possibilités documentaires, l'article propose une autre perspective conceptuelle pour les pièces du dramaturge français : le théâtre documenté.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEl Khatib, Mohamed, 1980-pt_BR
dc.subjectDocumentary theateren
dc.subjectContemporary dramaturgyen
dc.subjectTeatro documentáriopt_BR
dc.subjectDramaturgia contemporâneapt_BR
dc.subjectFinir en beautéen
dc.subjectC’est la vieen
dc.subjectThéâtre documentairefr
dc.subjectDramaturgie contemporainefr
dc.subjectFin en beautéfr
dc.titleO ato de documentar : os procedimentos dramatúrgicos de documentação nas obras Acabar em beleza e É a vida, de Mohamed El Khatibpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001193528pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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