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O uso de conjunções em produções escritas no exame Celpe-Bras : um estudo baseado em corpus
dc.contributor.advisor | Schoffen, Juliana Roquele | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Júlia Luiz Sostruznik da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T03:22:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270404 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar o uso de conjunções em produções escritas do exame de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras). Cushing (2022) destaca que pesquisas utilizando textos produzidos por falantes de segunda língua à luz da Linguística de Corpus permitem contribuir com a diferenciação e descrição de diferentes níveis de proficiência. Acrescenta-se também que estudos com corpora podem ter o potencial de aumentar a transparência e a consistência na avaliação de proficiência (Callies; Götz, 2015). Nesse contexto, o presente estudo visa explorar e examinar as conjunções utilizadas em produções-resposta às tarefas IV das edições de 2016/2 e 2017/1 do Celpe-Bras, avaliadas com as notas 5 e 2 (correspondente aos níveis Avançado Superior e Intermediário), utilizando o programa Sketch Engine (Kilgarriff et al, 2004). Os corpora foram analisados usando as ferramentas disponíveis no software, como Wordlist, que permite escolher a classe gramatical desejada para as extrações, e também Concordance, que possibilita a leitura de trechos das produções textuais. Além disso, este estudo também analisou as ocorrências das conjunções de acordo com as categorias propostas por Azeredo (2011) - aditivas, adversativas, explicativas e conclusivas. Os resultados mostram que os textos avaliados como Avançado Superior (nota 5) utilizam um número maior de conjunções em relação aos avaliados como Intermediário (nota 2). Neste trabalho, foi também possível contabilizar as posições de uso das conjunções no interior das sentenças. Os resultados apresentados podem colaborar para o aumento de pesquisas sobre o Exame Celpe-Bras e de informações relacionadas aos níveis de proficiência certificados pelo exame. Além disso, o estudo tem potencial de incentivar o desenvolvimento de atividades pedagógicas que visem a auxiliar a prática escrita no ensino de PLA. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the use of conjunctions in written productions from the Celpe-Bras exam, the Certificate of Proficiency in the Portuguese Language. Cushing (2022) highlights that research using texts produced by second language speakers, in the context of Corpus Linguistics, can contribute to differentiating and describing various levels of proficiency. Additionally, it is noteworthy that corpus studies have the potential to enhance transparency and consistency in proficiency assessment (Callies; Götz, 2015). In this context, the present study seeks to explore and examine the conjunctions used in response productions to Task IV in the 2016/2 and 2017/1 editions of the Celpe-Bras exam, which were evaluated with scores of 5 (corresponding to Advanced Superior) and 2 (corresponding to Intermediate). To conduct this analysis, we utilized the Sketch Engine program (Kilgarriff et al., 2004). This software provides us with tools such as Wordlist, which allows the selection of the desired part of speech for extractions, and Concordance, which enables the examination of excerpts from the textual compositions. Furthermore, this study also categorized conjunction occurrences according to the classifications proposed by Azeredo (2011) - additive, adversative, explanatory, and conclusive. The results indicate that texts evaluated as Advanced Superior (score 5) employ a greater number of conjunctions compared to those assessed as Intermediate (score 2). Additionally, this research counted the positions of conjunctions within sentences. The results presented have the potential to contribute to an increased body of research on the Celpe-Bras Exam and provide valuable insights into the proficiency levels certified by the exam. Moreover, this study may inspire the development of pedagogical activities aimed at enhancing written practice in the teaching of Portuguese as an Additional Language (PLA). | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Exame Celpe-Bras | pt_BR |
dc.subject | Conjunctions | en |
dc.subject | Corpus linguistics | en |
dc.subject | Conjunção (Gramática) | pt_BR |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Celpe-Bras | en |
dc.subject | Portuguese as an additional language | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Lingüística de corpus | pt_BR |
dc.title | O uso de conjunções em produções escritas no exame Celpe-Bras : um estudo baseado em corpus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001193212 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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