A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico
dc.contributor.advisor | Leite, Carlos Augusto Bonifácio | pt_BR |
dc.contributor.author | Chagas, Maria Rita Mendes Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T03:25:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270372 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma reflexão sobre a Escrita Criativa no ensino básico brasileiro e tem como objetivo contribuir para a expansão do debate sobre essa área ainda restrita ao ensino superior e aos cursos livres. Para isso, vale-se, em primeiro lugar, de uma investigação acerca da história, desde a colonização portuguesa, do ensino da escrita no Brasil para posterior análise sobre o encontro entre esse campo e a criatividade, a partir de estudos das psicólogas Eunice Soriano de Alencar e Denise de Souza Fleith. Essas seções iniciais possibilitam discussão sobre onde se encontra a Escrita Criativa no ensino básico atualmente bem como sobre o embate entre essa ferramenta – como defendida pelo trabalho, importante para a emancipação do aluno – e as perspectivas atuais de educação, sobretudo, o Novo Ensino Médio. Com bastante embasamento nas ideias de Paulo Freire, esse percurso desemboca em ilustrativo relato de experiência em oficina de Escrita Criativa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que serve como exemplo de práticas bem-sucedidas que podem vir a ser implementadas no ensino regular. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work proposes a reflection on Creative Writing in Brazilian basic education and aims to contribute to the expansion of the debate on this area that stills restricted to higher education and open courses. To do this, it is worth, firstly, an investigation about the history, since the Portuguese colonization, of the teaching of writing in Brazil for later analysis on the encounter between this field and creativity, based on studies of psychologists Eunice Soriano de Alencar and Denise de Souza Fleith. These initial sections allow discussion about where Creative Writing is found in basic education today, as well as the clash between this tool – as defended by the work, important for the emancipation of the student – and the current perspectives of education, above all, the Novo Ensino Médio. With a strong foundation in Paulo Freire's ideas, this journey leads to an illustrative experience report in a Creative Writing workshop for students in the Final Years of Elementary School, which serves as an example of successful practices that can be implemented in regular education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escrita criativa | pt_BR |
dc.subject | Creative Writing | en |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Basic education | en |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Emancipation of the student | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | A escrita criativa como ferramenta para a emancipação do aluno no ensino básico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001189861 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1210)