Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanini, Claudio Vesciapt_BR
dc.contributor.authorParis, Laís Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T03:24:13Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270329pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a personagem Erzsébet Báthory, através das obras de Craft (2009) e Pizarnik (2011); a primeira se propõe a ser um relato de cunho majoritariamente historiográfico, contrapondo fatos e rumores; a segunda, por outro lado, se tem uma abordagem ficcional e, ainda que incorporando alguns elementos documentais, faz uso principalmente do imaginário coletivo criado a partir do exagero e da modificação – estes, característicos da tradição oral – a respeito da Condessa de Sangue. Como embasamento teórico são utilizados os autores Cohen (1996), Mulvey (1975), Reyes Ferrer (2014) e Delumeau (1978). Báthory era uma aristocrata casada com um herói de guerra e criada em um contexto afluente. Após a morte de seu marido, acabou exercendo um papel de destaque na sociedade, sendo mais poderosa e influente do que se esperaria de uma mulher em sua época. Fatores como ter a coroa como sua devedora e ter suas posses cobiçadas por diversos outros nobres – que talvez se sentissem ameaçados frente a uma mulher tão poderosa – contribuíram para que Báthory fosse monstrificada e perseguida politicamente, sendo transformada em uma figura monstruosa de forte presença na cultura pop até hoje.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the figure of Erzsébet Báthory through her presence in the works of Craft (2009) and Pizarnik (2011); the former seeks to provide a mostly historiographic account, comparing facts and rumors; the latter, on the other hand, opts for a fictional approach and, even though it incorporates some non-fictional elements, its account is mainly based on the imaginary derived from exaggeration and alteration – features that are typical in oral tradition – about the Blood Countess. The works of as Cohen (1996), Mulvey (1975), Reyes Ferrer (2014) and Delumeau (1978) provide the theoretical background to this study. . Báthory was an aristocrat married to a war hero and member of a wealthy family. After her husband passed away, she ended up in a distinguished social position, acquiring much more power and influence than it could be expected from a woman in her times. Factors such as having the crown significantly indebted to her and having her possessions coveted by many other nobles –who might have felt threatened by such a powerful woman – facilitated the monstering process and political prosecution that would take place around Báthory’s figure, which resulted in a monstrous character that has influenced pop culture up until today.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPizarnik, Alejandra, 1936-1972pt_BR
dc.subjectBáthoryen
dc.subjectCraft, Kimberly L. Infamous lady: the true story of countess Erzsébet Báthorypt_BR
dc.subjectBlood Countessen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFemale monstrosityen
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectKimberly L Craften
dc.subjectMulher : Sociedadept_BR
dc.subjectAlejandra Pizarniken
dc.titleMonstruosa Erzsébet Báthory : a mulher por trás da condessa sangrentapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001189818pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Alemão: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples