Geomarketing eleitoral : uma análise espacial dos resultados das eleções 2008 em Porto \Alegre - RS
View/ Open
Date
2009Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Temos como objetivo nesse trabalho buscar uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre José Fogaça, Maria do Rosário, Manuela d´Ávila e Luciana Genro no primeiro turno do processo eleitoral de 2008, utilizando técnicas de Geomarketing Político. Analisando informações acerca do perfil econômico, social e de infra-estrutura do município, tentamos identificar aonde os candidatos obtiveram suas maiores vantagens contra seus concorrentes. Foram ge ...
Temos como objetivo nesse trabalho buscar uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre José Fogaça, Maria do Rosário, Manuela d´Ávila e Luciana Genro no primeiro turno do processo eleitoral de 2008, utilizando técnicas de Geomarketing Político. Analisando informações acerca do perfil econômico, social e de infra-estrutura do município, tentamos identificar aonde os candidatos obtiveram suas maiores vantagens contra seus concorrentes. Foram gerados mapas temáticos com as informações obtidas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) que possibilitaram a elaboração de análises espaciais, buscando identificar as áreas de influência ou poder político de cada candidato. A representação espacial mostrou o desempenho dos candidatos e também suas áreas de influência e poder político. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License