Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTorres, Marco Antonio Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorBuchabqui, Jorge Albertopt_BR
dc.date.accessioned2010-12-14T04:19:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26926pt_BR
dc.description.abstractNesta tese, refletimos sobre o discurso docente com base nas falas e/ou escritos relativos às atividades nas disciplinas que envolvem o ensino da cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Daí emerge questões a respeito da existência de um padrão discursivo legitimado, orientado pelos ideais do que seja ser médico e pelos modelos de identificação ao realizar a prática médica no hospital geral universitário (HCPA). Tendo ferramentas de Michel Foucault como referência, observamos que diferentes discursos podem coexistir com intensidades diferentes de poder. Assim, interessa-nos conhecer o sujeito falante, no qual são identificadas características do sujeito da educação tradicional e as do sujeito da educação por si. Com isso obtivemos subsídios sobre o projeto pedagógico e debatemos os aspectos do perfil do médico a ser formado segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os sucessivos movimentos sociais que promoveram a criação das Diretrizes (2001) assumem um grau de significância variado entre os docentes. Constata-se, ainda, a inexistência de um estudo sobre o tema, o que se configura como lacuna. Através de entrevistas com estes docentes abordamos como se constituíram professores, como identificam suas trajetórias e quais suas perspectivas futuras enquanto docentes e médicos (e por vezes gestores), atuantes em uma instituição que passa por adaptações fruto das necessidades sociais de seu tempo e também das Diretrizes em voga. Deste modo, apresentamos essa produção em artigos com o intuito de ampliar conhecimentos e discussões sobre o tema, com vistas a colaborar para a promoção de um ensino médico com formação pedagógica qualificada e profissionais críticos e reflexivos.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, we make a reflection about the teacher’s discourse based on oral and/or written statements referring to the activities in the courses related to teaching cardiology in the Medicine School of the Federal University of Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Questions emerge regarding the existence of a legitimized discursive pattern, oriented by the ideals of what being a doctor is, and by the models of identification as the medical practice is exercised in the university’s general hospital (HCPA). Taking Michael Foucault’s theoretical tools as reference, we observe that different discourses may coexist with different intensities of power. Thus, our interest is to understand the speaking subject, in who are identified characteristics of the traditional subject of education and of the subject of education by itself. With that, we obtained subsidies about the pedagogical Project and we debated the aspects of the profile of the doctor to be formed according to the National Curricular Guidelines. The successive social movements that promoted the creation of the Guidelines (2001) assume a varying degree of significance among the teachers. We also find the inexistence of a study about the theme, which is configured as a gap. Through interviews with these teachers we approach the ways they became teachers, how they identify their trajectories and which are their future perspectives as teachers and doctors (and many times managers), acting in an institution that goes through adaptations due to the social needs of its time and also due to the current Guidelines. This way, we present this production in the form of articles, as to widen the knowledge and discussions about the theme, and aiming at collaborating for the promotion of a medical teaching with a qualified pedagogical formation and critical and reflexive professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedical teachingen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicinapt_BR
dc.subjectEducação de graduação em medicinapt_BR
dc.subjectMedical formationen
dc.subjectCardiologyen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectTeaching discourseen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectNational curricular guidelinesen
dc.subjectCardiologiapt_BR
dc.titleO discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000762608pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovascularespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples